Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (17), às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o Fluminense, no Maracanã. Embalado por uma invencibilidade de 13 jogos na temporada, o time celeste busca manter o bom momento e se consolidar, ainda mais, na parte de cima da tabela.
O adversário, por sua vez, fará seu primeiro jogo no Brasileirão após a disputa da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, onde chegou até as semifinais. Com dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes, o Fluminense ocupa a 7ª colocação, com 20 pontos, e tenta se reaproximar do G-4.
O confronto traz um desafio simbólico para o Cruzeiro: voltar a vencer no novo Maracanã, palco onde o clube celeste não triunfa desde 8 de agosto de 2018, quando derrotou o Flamengo por 2 a 0, pela ida das oitavas de final da Libertadores daquele ano. Essa, inclusive, foi a única vitória do clube celeste no estádio desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Quem pode jogar e desfalques de Fluminense e Cruzeiro
Fluminense
Em negociação com o Wolverhampton, da Inglaterra, o meia-atacante Jhon Arias é a principal dúvida no Fluminense para o jogo contra o Cruzeiro.
Desde o retorno do elenco carioca aos treinamentos, na última segunda-feira (14), Arias vem participando normalmente das atividades, mesmo com a negociação em andamento com o clube inglês. No entanto, caso as tratativas avancem nas próximas horas, existe a possibilidade de o colombiano não ser relacionado para a partida.
O técnico Renato Gaúcho tem algumas alternativas para suprir uma possível ausência de Arias. A principal opção é o venezuelano Yeferson Soteldo, contratado para a disputa do Mundial em solo norte-americano.
Outras possibilidades, embora menos prováveis, são o atacante uruguaio Agustín Canobbio e o paraguaio Rúben Lezcano. Como Canobbio costuma atuar pelo lado direito, o técnico do Fluminense teria que buscar outra solução na ponta esquerda. Já Lezcano costuma jogar como um meia mais centralizado ou pelo lado direito.
Além disso, Renato Gaúcho pode mudar o esquema tático da equipe. Após passar a atuar com três zagueiros na Copa do Mundo de Clubes, o treinador pode optar por voltar a jogar com dois zagueiros novamente no Brasileiro e, com isso, ter mais um homem no ataque.
Provável escalação do Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules (Bernal), Martinelli e Nonato; Arias (Soteldo), Canobbio (Ignácio) e Cano.
Cruzeiro
Para o jogo contra o Fluminense, o técnico Leonardo Jardim tem uma dúvida: quem vai jogar no lugar do lateral-esquerdo Kaiki, que está suspenso devido ao acumulo de cartões amarelos.
O substituto imediato da posição é o jovem Kauã Prates, de 16 anos. Apesar de já ter sido testado na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, o garoto teria a árdua missão de marcar, possivelmente, o meia-atacante Jhon Arias, o grande destaque do Fluminense na temporada.
Outra alternativa para Jardim é utilizar o lateral-direito William no lado esquerdo e escalar Fagner como titular na direita. Há alguns anos, quando defendia o Wolfsburg, da Alemanha, o camisa 12 chegou a atuar dessa forma. O próprio treinador português sinalizou, após a goleada contra o Grêmio, no domingo (13), que essa é uma opção estudada para o duelo no Rio.
Com menores chances de se confirmar, a possibilidade mais alternativa para o técnico do Cruzeiro é deslocar o zagueiro argentino Lucas Villalba para a lateral esquerda e escalar Jonathan Jesus ao lado de Fabrício Bruno. Villalba atuou por muito tempo como lateral no Argentinos Juniors, mas não agradou ao comandante celeste quando acionado nessa posição.
Quem retorna aos relacionados é Eduardo, que cumpriu suspensão na última rodada. Apesar de reserva, ele tem sido bastante utilizado pelo treinador no decorrer das partidas.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e William; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.

