Em busca da nona vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visitará o Fluminense nesta quinta-feira (17), às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. As equipes de Renato Gaúcho e Leonardo Jardim vão medir forças pela 14ª rodada da competição nacional.
Dono da melhor campanha como mandante, com 19 pontos em sete partidas, o Cruzeiro também tem ótimos números fora de casa neste Brasileirão. O time celeste é o quarto que mais pontuou como visitante na atual edição da Série A, com oito pontos somados em seis jogos longe de seus domínios.
No Brasileirão, fora de Belo Horizonte, o Cruzeiro conquistou duas vitórias (Sport e Fortaleza), dois empates (São Paulo e Vitória) e perdeu em outras duas ocasiões (Inter e Bragantino). O aproveitamento dos comandados de Jardim nesse quesito é de 44%. Apenas Palmeiras (83,33%), Bragantino (72,22%) e Flamengo (66,67%) têm rendimentos superiores.

Fluminense como mandante
Próximo adversário do Cruzeiro, o Fluminense também ostenta alto desempenho em casa no Brasileirão. Com 13 pontos, 86,67% de aproveitamento e a sétima melhor marca geral, o Tricolor ainda está invicto no Maracanã, com quatro vitórias (Bragantino, Santos, Sport e Vasco) e um empate (Vitória).
Por causa da disputa da Copa do Mundo, nos EUA, o Fluminense tem dois jogos a menos como mandante.
Depois do Cruzeiro, os melhores mandantes do Brasileirão são: Flamengo e Bahia, com 17 pontos, e Botafogo, Ceará e Corinthians, com os mesmos 13 pontos do Fluminense. Ceará e Corinthians fizeram seis e sete jogos em casa, enquanto o Botafogo também disputou cinco partidas como mandante.
Longo tabu no novo Maracanã
Embalado por uma sequência de 13 partidas sem derrotas, o Cruzeiro tentará quebrar um longo de jejum de vitórias no novo Maracanã.
Desde que o principal palco do futebol brasileiro foi reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Cruzeiro já entrou em campo 22 vezes no Maracanã, com 15 derrotas, seis empates e apenas uma vitória. Os números incluem compromissos pela Série A, Série B, Copa do Brasil e Copa Libertadores.
O único triunfo do Cruzeiro no novo Maracanã foi há quase sete anos, no dia 8 de agosto de 2018. Com gols de Arrascaeta e Thiago Neves, a Raposa derrotou o Flamengo por 2 a 0 e abriu vantagem nas oitavas de final da Libertadores daquele ano. Na volta, após vitória rubro-negra por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro avançou às quartas de final do torneio continental.
Tabela do Brasileirão
No Maracanã, o Cruzeiro tentará assumir a liderança da Série A. Para isso, além de, no mínimo, empatar com o Fluminense, o time celeste terá que “secar” o líder Flamengo contra o Santos, nesta quarta (16), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos.
Após a disputa de 13 rodadas, o Cruzeiro é o vice-líder da liga nacional, com 27 pontos. Ao todo, foram oito vitórias, três empates e duas derrotas, um aproveitamento de 69%.
Já o Fluminense, com dois jogos a menos, é o sétimo colocado na tabela de classificação, com 20 pontos. Os comandados de Renato Gaúcho venceram seis partidas, empataram duas e perderam três, um rendimento de 60%.

