publicidade

Kaio Jorge alcança marca de artilheiros do Cruzeiro na década antes do fim do 1º turno do Brasileiro

Com média quase de um gol por jogo, atacante faz campanha individual histórica no clube

publicidade

Já se passaram apenas 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, mas Kaio Jorge, artilheiro da competição, já igualou todos os principais goleadores do Cruzeiro na década em edições do torneio.

Nos últimos 10 anos, a marca de 11 gols foi o máximo alcançado por artilheiros celestes na competição. Isso aconteceu com William, em 2015, e Thiago Neves, em 2017. Além deles, Edu também balançou as redes 11 vezes, mas na Série B, em 2022.

Vale lembrar que o Brasileiro tem 38 rodadas e essas marcas dos jogadores citados foram atingidas ao longo de toda a competição. Kaio Jorge conseguiu o feito com 25 jogos a menos. Se mantiver o ritmo, o camisa 19 tem tudo para disputar a artilharia até o fim.

Com 11 gols marcados em 12 jogos, Kaio Jorge apresenta média impressionante de 0,91 gol por partida. Ele precisa de apenas 83 minutos para balançar as redes.

Além dos gols, o atacante é ofensivo o tempo todo. Prova disso é que lidera as principais estatísticas de ataque do Brasileiro: é o jogador com mais grandes chances criadas (15), mais finalizações (43), mais finalizações no gol (15) e mais participações diretas em gols (13). Dos 21 gols marcados pelo Cruzeiro até aqui, 13 tiveram participação do camisa 19 — mais de 60% do total. Os dados são do Sofascore.

Artilharia inédita à vista?

O Cruzeiro nunca teve um artilheiro do Campeonato Brasileiro na ‘era dos pontos corridos’. A única vez que contou com o maior goleador da competição foi em 1970. Na ocasião, Tostão, ídolo do Cruzeiro, marcou 12 gols em 18 jogos e foi o artilheiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, competição que, em 2010, teve seu título unificado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e passou a ser reconhecida como Campeonato Brasileiro.

Temporada iluminada

Os números no Campeonato Brasileiro refletem o grande momento do atacante. Na temporada, Kaio Jorge soma 13 gols e duas assistências em 19 partidas pelo Cruzeiro — média de 0,78 participação direta por jogo, a melhor marca de sua carreira. No último domingo (13), diante do Grêmio, o camisa 19 anotou um hat-trick (o primeiro da carreira) e ajudou a consolidar ainda mais sua fase iluminada.

O excelente desempenho de Kaio Jorge tem impacto direto na campanha do Cruzeiro na competição. O clube celeste ocupa a vice-liderança do Brasileiro, com 27 pontos, mesma pontuação do líder Flamengo.

Artilheiros do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro nos últimos 10 anos

  • 2015 – Willian (11 gols)
  • 2016 – Arrascaeta (9 gols)
  • 2017 – Thiago Neves (11 gols)
  • 2018 – Arrascaeta (6 gols)
  • 2019 – Thiago Neves (6 gols)
  • 2020 – Rafael Sobis (6 gols)
  • 2021 – Marcelo Moreno (5 gols)
  • 2022 – Edu (11 gols)
  • 2023 – Bruno Rodrigues (8 gols)
  • 2024 – Matheus Pereira (8 gols)
  • 2025 – Kaio Jorge (11 gols) – competição em andamento
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores