A grande fase do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de 2025 tem como pilar uma dupla que funciona com a precisão de um arco e flecha: Matheus Pereira e Kaio Jorge. O camisa 10 é o responsável por armar o jogo com sua visão e passes que rasgam defesas, enquanto o centroavante se movimenta com inteligência para finalizar as jogadas com poucos toques e uma eficiência ímpar no torneio, sendo artilheiro isolado com 11 gols e igualando recordes não alcançados há décadas.
A parceria se reflete diretamente nas estatísticas. Em apenas 13 rodadas, os dois participaram de 13 dos 21 gols da equipe (61,9%). Matheus já serviu Kaio em três oportunidades, formando a dupla com mais assistências entre si no campeonato. A gentileza foi retribuída com um passe de KJ19 para o primeiro gol de Pereira contra o Sport, mostrando a força do entrosamento.
Comandado por Leonardo Jardim, o Cruzeiro vê sua dupla de ataque já superar o desempenho de parcerias recentes, como Bruno Rodrigues e Wesley (2023), Thiago Neves e Fred (2019) ou Arrascaeta e Raniel (2018). O alvo agora é a marca histórica de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, que juntos participaram de 30 gols no título brasileiro de 2014, sendo o recorde do Cruzeiro nas últimas 16 edições de Série A.

A marca de 3 assistências de MP para Kaio Jorge também igualou os melhores desempenhos de 2018, quando Arrascaeta assistiu Dedé em 3 oportunidades, e 2013, quando William colaborou com 3 passes para gols de Goulart, e o próprio Goulart deu 3 assistências para Borges. O recorde segue sendo de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart em 2014, quando o ex-camisa 17 assistiu o meio-campista artilheiro por 4 vezes.
Com 25 rodadas restantes, a expectativa é que os números de Matheus Pereira e Kaio Jorge continuem crescendo. A performance da dupla não apenas alimenta a esperança por uma grande campanha, mas também faz o torcedor sonhar, não apenas com o retorno à Libertadores, e sim com o título brasileiro.
Saudações Celestes!

