Técnico do Flamengo, Filipe Luís comentou sobre a situação de Matheus Gonçalves, que está em negociação com o Cruzeiro. O meia-atacante não foi relacionado pelo treinador na vitória rubro-negra por 2 a 0 sobre o São Paulo, nesse domingo (12), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após a partida, Filipe Luís falou que ainda não foi comunicado de nenhuma ação da diretoria em relação ao jogador e ressaltou que conta com o jovem de 19 anos. O comandante flamenguista também elogiou a dedicação diária de Matheus nos treinamentos, mesmo sem ter espaço no elenco.
“Conto com ele, óbvio. Muito nobre da parte dele querer jogar, eu amo isso. Mas tem a concorrência. É admirável a humildade de descer para o sub-20 para ter minutos. Eu gosto muito”
Filipe Luís sobre Matheus Gonçalves
Com pouco espaço no time principal do Flamengo, Matheus ‘desceu’ para o time sub-20 para ter mais minutos em campo. Na última quinta-feira (10), ele marcou dois golaços contra o Botafogo, pelo Brasileirão da categoria.
Após o compromisso na base, o meia-atacante revelou que a atitude foi um pedido que partiu dele mesmo ao técnico Filipe Luís. Durante entrevista ao SporTV, ele manifestou o desejo de entrar em campo com mais frequência, o que não tem acontecido em 2025.
“Muita gente acha que, quando eu desço, fico chateado, mas, não. A verdade é que é um pedido meu. Como não tenho muita oportunidade lá em cima, peço para estar jogando. É sempre bom para, quando estiver lá em cima, estar muito preparado. Nos treinos, todo mundo me elogia”, destacou.
Filipe Luís elogiou Matheus Gonçalves
Ainda durante e coletiva, logo depois de expor a insatisfação com o comportamento do atacante Pedro durante os treinos da semana, Filipe Luís voltou a comentar sobre a situação de Matheus Gonçalves. O camisa 20 foi bastante elogiado pelo treinador.
“Falando do Matheus, tem uma coisa que eu gosto muito nele, ele treina muito bem. Ele se esforça em todos os treinos. Pode estar bravo, feliz ou triste, ele se esforça muito. Depois, ele tem poucos minutos pela concorrência que ele tem. Tinha Gerson, Luiz (Araújo) e Plata na concorrência dele”, ressaltou.
Filipe Luís também contou que a falta de oportunidades ao jovem vai além da concorrência. Ele afirmou que Matheus não cumpre exatamente a filosofia tática que ele prepara para o time nos jogos.
“Como eu também disse antes, vejo o Matheus jogando um pouco mais aberto, porque ele é um jogar que cumpre não exatamente, taticamente, o jeito que eu peço, mas é um jogador que tem um futuro e potencial tremendo”, finalizou.
Cruzeiro e Matheus Gonçalves
Nas negociações, o Cruzeiro vê com otimismo a chance de comprar 50% dos direitos econômicos de Matheus Gonçalves por 3,5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões na cotação atual).
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), deu a palavra a Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, de que a tratativa dará certo. Além disso, já existe um acerto entre a Raposa e o estafe do jogador.
O único entrave no momento é quanto a forma de pagamento. O Cruzeiro fez uma proposta para parcelar o valor dos direitos econômicos, enquanto o Flamengo tenta receber o montante à vista.
As conversas entre os dirigentes continuam para tentar chegar em um acordo financeiro o quanto antes. A expectativa é positiva de ambos os lados para a conclusão do negócio.
Matheus Gonçalves no Flamengo
Cria do Flamengo, Matheus Gonçalves disputou 13 jogos com o time principal e marcou dois gols nesta temporada. Em 2024, pelo elenco profissional, foram 23 partidas – ele balançou a rede duas vezes ao longo do ano.
Além do Rubro-Negro, o atacante atuou pelo Red Bull Bragantino em 2023. Naquela oportunidade, cedido pelo Flamengo, Matheus Gonçalves disputou 13 jogos e deu uma assistência.

