Enfim, o Campeonato Brasileiro está de volta! Neste domingo (13), o Cruzeiro entra em campo para enfrentar o Grêmio, às 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada da competição.
Antes da pausa para o Super Mundial de Clubes, o Cruzeiro vivia grande fase e espera manter o bom momento. A Raposa está invicta há 12 partidas oficiais e não sabe o que é perder pelo Brasileiro há sete jogos. O desempenho sólido faz do Cruzeiro o vice-líder do torneio, com 24 pontos conquistados.
Jogando em casa, o Cruzeiro tem se mostrado ainda mais forte. O time celeste é o melhor mandante do campeonato, com cinco vitórias e um empate no Mineirão.
Já o Grêmio soma 16 pontos neste início de Brasileiro. O Tricolor Gaúcho venceu quatro partidas, empatou outras quatro e perdeu quatro, com 12 gols marcados e 15 sofridos. Os números indicam um aproveitamento de 44%.
Quem pode jogar e desfalques de Cruzeiro e Grêmio
Cruzeiro
Para enfrentar o Grêmio, Jardim terá todos os jogadores considerados titulares antes da pausa no calendário. A principal novidade será o retorno do volante Christian, após ter cumprido suspensão no empate sem gols contra o Vitória, em Salvador, pela 12ª rodada.
Enquanto Christian voltará a ser opção, o Cruzeiro não poderá contar com o meia Eduardo. Isso porque o camisa 21 foi expulso no duelo com o Vitória e, por isso, cumprirá suspensão automática.
Quem ainda não está à disposição é o volante Matheus Henrique, em processo de transição entre a fisioterapia e a preparação física. Cria do Grêmio, o meio-campista tem feito corridas no campo, atividades com bola e trabalhos na academia, após cirurgia no menisco do joelho direito, em abril.
Grêmio
No Mineirão, o Grêmio não terá o volante Gustavo Cuéllar. No treino da última quinta (10), o colombiano sofreu uma lesão grau 1 no músculo posterior da coxa direita. Apesar de o clube não ter divulgado o tempo de recuperação, o meio-campista, de 32 anos, deve se ausentar dos gramados por uma semana.
Cuéllar era cotado para ser titular do Grêmio contra o Cruzeiro. Agora, Mano terá que escolher o substituto entre as seguintes opções: Camilo, Ronald e Edenilson. Os dois primeiros têm características de maior poder de marcação, enquanto Edenilson apresenta mais condições de chegar à frente e de marcar gols.
No meio-campo, Mano Menezes também não terá Dodi. Isso porque o volante cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Quem assumirá a vaga é o paraguaio Mathías Villasanti, que retornará ao time justamente depois de ter cumprido suspensão na 12ª rodada.
Outro que não enfrentará o Cruzeiro é o atacante Cristian Olivera. No início do mês, o uruguaio sofreu um acidente doméstico com uma garrafa térmica. Por causa de queimaduras no campo, o jogador ainda não retornou aos treinamentos.
Um provável desfalque é o lateral-esquerdo Marlon. Como ele está emprestado, caso o Grêmio utilize o atleta, a diretoria gaúcha terá que desembolsar R$ 1,5 milhão aos cofres do Cruzeiro. Os valores foram acordados no início de abril, quando o defensor deixou BH e se mudou para Porto Alegre. O defensor, no entanto, foi relacionado para o jogo.
Mano também não terá o retorno do dinamarquês Martin Braithwaite. Na última terça (8), na decisão contra o São José-RS, na Arena do Grêmio, o centroavante foi poupado por causa de dores no tornozelo direito. Depois disso, o atacante retomou as atividades no CT, mas não integrou a lista de relacionados contra o Cruzeiro.
Desfalque na final da Recopa Gaúcha, o zagueiro Walter Kannemann vai reforçar o Grêmio contra o Cruzeiro. O defensor argentino se recuperou de uma forte gripe e voltou a treinar normalmente com o elenco no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.

