O Grêmio viajou para Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, em partida marcada para este domingo (13), às 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre os relacionados pelo clube gaúcho está Marlon, lateral-esquerdo que pertence ao Cruzeiro, mas está emprestado ao Tricolor.
Caso Marlon seja escalado diante do Cruzeiro, o Grêmio terá que pagar R$ 1,5 milhão ao clube celeste, conforme multa estipulada em contrato de empréstimo.
Segundo apurou a reportagem, o Grêmio não precisa comunicar previamente o Cruzeiro sobre a utilização do atleta. Caso Marlon entre em campo, a multa será acionada automaticamente, obrigando o clube de Porto Alegre a efetuar o pagamento à Raposa.
A presença do lateral, no entanto, pode ter outro motivo. A delegação gremista segue direto de Belo Horizonte para Lima, no Peru, onde enfrenta o Alianza Lima, pelos playoffs da Copa Sul-Americana. Assim, existe a possibilidade de Marlon estar relacionado apenas para a competição internacional.
Desfalques e retornos
Além de Marlon, quem também viajou a Belo Horizonte, mas não enfrenta o Cruzeiro, é o volante Dodi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o paraguaio Mathías Villasanti reassume a posição após cumprir suspensão na 12ª rodada.
No Mineirão, Mano Menezes também não contará com o volante Gustavo Cuéllar. O colombiano sofreu uma lesão grau 1 no músculo posterior da coxa direita durante o treino da última quinta-feira (10). Apesar de o clube não ter divulgado prazo de recuperação, o meio-campista, de 32 anos, deve ficar afastado por pelo menos uma semana. Camilo, Ronald e Edenilson disputam a vaga.
Outro desfalque confirmado é o atacante Cristian Olivera. O uruguaio ainda não retornou aos treinos após sofrer queimaduras em um acidente doméstico com uma garrafa térmica no início do mês. Já o dinamarquês Martin Braithwaite, poupado por dores no tornozelo direito, também não foi relacionado para o duelo contra o Cruzeiro.
Por outro lado, Mano Menezes terá o retorno do zagueiro Walter Kannemann. Desfalque na final da Recopa Gaúcha, o defensor argentino se recuperou de uma forte gripe e voltou a treinar normalmente e viajou para BH.

