O técnico Mano Menezes apresenta dúvidas para montar o Grêmio que vai a campo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. A delegação da equipe gaúcha deixará Porto Alegre neste sábado (12) para o compromisso neste domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.
Nas últimas horas, o Grêmio informou que o volante Gustavo Cuéllar sofreu, no treino da última quinta (10), uma lesão grau 1 no músculo posterior da coxa direita. Apesar de o clube não ter divulgado o tempo de recuperação, o meio-campista colombiano, de 32 anos, deve se ausentar dos gramados por uma semana.
Com uma assistência em 13 jogos no ano, Cuéllar era cotado para ser titular do Grêmio contra o Cruzeiro. Agora, Mano terá que escolher o substituto entre as seguintes opções: Camilo, Ronald e Edenilson. Os dois primeiros têm características de maior poder de marcação, enquanto Edenilson apresenta mais condições de chegar à frente e de marcar gols.
Vale lembrar que Mano também não terá Dodi no Mineirão. Isso porque o volante cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Quem assumirá a vaga é o paraguaio Mathías Villasanti, que retornará ao time justamente depois de ter cumprido suspensão na 12ª rodada.
Outros desfalques
Quem também não enfrentará o Cruzeiro é o atacante Cristian Olivera. No início do mês, o uruguaio sofreu um acidente doméstico com uma garrafa térmica. Por causa de queimaduras no campo, o jogador ainda não retornou aos treinamentos.
Por outro lado, Mano pode ter o retorno do dinamarquês Martin Braithwaite. Na última terça (8), na decisão contra o São José-RS, na Arena do Grêmio, o centroavante também foi poupado por causa de dores no tornozelo direito. Depois disso, o atacante retomou as atividades no CT, mas segue como dúvida para enfrentar o Cruzeiro.
‘Reforço’ na zaga
Desfalque na final da Recopa Gaúcha, o zagueiro Walter Kannemann deve reforçar o Grêmio contra o Cruzeiro. O defensor argentino se recuperou de uma forte gripe e voltou a treinar normalmente com o elenco no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
Objetivos na rodada
Antes do início da 13ª rodada, o Cruzeiro ocupa a vice-liderança do Brasileirão, com 24 pontos. O time celeste mira o topo da tabela, mas, para isso, além de vencer o Grêmio, terá que “secar” o Flamengo neste sábado (12), às 16h30 (de Brasília), contra o São Paulo. O duelo será no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Já o Tricolor Gaúcho quer se aproximar da zona de classificação à Copa Libertadores em 2026. Na 11ª posição, com 16 pontos, os comandados de Mano Menezes estão a quatro pontos do Fluminense, que fecha o G6 neste momento da competição.

