Revelado pelo Internacional, o lateral-direito William, hoje no Cruzeiro, respondeu sobre o reencontro com o Grêmio na carreira. O camisa 12 deve ser titular da equipe de Leonardo Jardim no domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, em compromisso válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No fim de semana, William pode disputar a sua 15ª partida como profissional diante do Grêmio. O retrospecto individual aponta ligeira vantagem para o defensor, que saiu de campo vitorioso em quatro oportunidades e derrotado em três, além de sete empates. Os números não incluem os Gre-Nais em que ele atuou nas categorias de base.
Perguntado se haverá uma motivação especial no duelo com o Grêmio, William destacou a rivalidade por ser cria do Internacional, mas relembrou que uma vitória no Brasileiro gera a mesma quantidade de pontos de outros jogos.
“Já joguei muito contra o Grêmio. São três pontos, a gente precisa vencer. Os três pontos do Grêmio são os mesmos do Sport, dos outros clubes. Mas, para mim, como sou do Sul, obviamente tem um pouquinho de rivalidade. É tentar fazer o melhor pelo Cruzeiro”, minimizou.
Passagem pelo Colorado
Contratado pelo Internacional junto ao Juventude para a categoria sub-17, em 2013, William ainda atuou nas equipes sub-19 e sub-20 antes de estrear no time principal do Colorado dois anos depois, em 2015. Entre os profissionais, ele permaneceu até 2017, quando foi vendido ao Wolfsburg, da Alemanha.
Pelo Internacional, o lateral-direito disputou 118 jogos, com um gol e seis assistências. No período, William foi bicampeão gaúcho (2015 e 2016). O bom desempenho fez o atleta ser convocado por Rogério Micale na campanha do então inédito título olímpico do futebol brasileiro na Olímpiada do Rio de Janeiro, em 2016.
Pausa foi positiva ou negativa?
Às vésperas do retorno do Brasileirão, o campeão olímpico na Rio 2016 também comentou sobre a pausa no calendário nacional. Na visão do lateral, a paralisação não foi benéfica, já que o Cruzeiro construiu uma série de 12 partidas sem derrotas antes da interrupção da Série A.
O cenário é incerto também para os times que disputaram a Copa do Mundo de Clubes, nos EUA, como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
“Sobre a pausa, não sei o que vai atrapalhar para Palmeiras e Flamengo, mas, para o Cruzeiro, não foi boa. A gente estava em uma sequência muito boa no campeonato. Mas conseguimos recuperar todos os jogadores, treinar muito. Por mais que não tenha sido boa a pausa, conseguimos aproveitar bastante”
William, sobre paralisação da Série A para o Cruzeiro
Cruzeiro mira liderança da Série A
Na segunda posição na tabela, com 24 pontos, o Cruzeiro mira a liderança do Brasileirão no duelo com o Grêmio. Para assumir o topo da classificação, os comandados de Leonardo Jardim precisam, no mínimo, empatar no domingo (13) e “secar” o líder Flamengo contra o São Paulo.
Cariocas e paulistas medirão forças no sábado (12), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.

