publicidade

Cruzeiro terá 70% dos jogos contra rivais da segunda parte da tabela até o fim do turno do Brasileiro

Após a pausa para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, a competição nacional retorna neste fim de semana

publicidade

Enfim, o Campeonato Brasileiro está de volta! E o Cruzeiro busca manter o ritmo que apresentou antes da paralisação para a Copa do Mundo de Clubes. A equipe celeste está invicta há 12 jogos oficiais e não perde no Brasileirão há sete rodadas.

Até o fim do turno, que se encerra na 19ª rodada, o Cruzeiro, vice-líder da competição, com 24 pontos, tem a missão de se manter entre os primeiros colocados, de olho em voos mais altos na temporada. Serão sete partidas até lá, começando neste domingo (13), contra o Grêmio, às 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada.

Desses sete confrontos, apenas dois serão contra adversários que hoje ocupam a parte de cima da tabela: Fluminense, adversário na 14ª rodada, que está em 6º lugar, e Botafogo, rival na 18ª rodada, que está na 8ª colocação. Desses, apenas o Fluminense está na zona de classificação à Libertadores. Ou seja, aproximadamente 70% dos jogos serão contra equipes que, atualmente, estão da 10ª colocação para baixo.

Adversário deste domingo, o Grêmio é o 11º colocado, mesma posição do Corinthians (rival do Cruzeiro na 16ª rodada), que leva vantagem sobre os gaúchos no saldo de gols.

Outro ponto importante é que quatro dessas sete partidas serão em casa. E o Cruzeiro tem feito valer o mando de campo: está invicto como mandante no Campeonato Brasileiro, com cinco vitórias e um empate. Esses números fazem do clube celeste o melhor mandante da competição até aqui.

Duelo contra os ‘favoritos’

Candidatos ao título devido ao investimento e conquistas recentes, os ‘favoritos’ Flamengo e Palmeiras já enfrentaram o Cruzeiro neste turno — e perderam.

Na 7ª rodada, o Cruzeiro superou o então líder Flamengo por 2 a 1, no Mineirão, encerrando a invencibilidade da equipe carioca no Brasileirão 2025. De quebra, a vitória também representou o fim de um tabu de quase 10 anos: a Raposa não vencia o rival carioca pela competição nacional desde 2015.

Na 11ª rodada, o alvo foi o Palmeiras. O time paulista defendia uma impressionante sequência de 17 jogos invicto como visitante em 2025, com 14 vitórias e 3 empates. Com autoridade, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 e colocou fim à série palmeirense fora de casa.

O Cruzeiro também já enfrentou outras duas equipes do G-6, a chamada zona de classificação à Libertadores. A Raposa goleou o Bahia, atual 5° colocado, por 3 a 0, e foi derrotada pelo Red Bull Bragantino, 3º na tabela, por 1 a 0.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores