O Cruzeiro tem mostrado consistência no Campeonato Brasileiro, reflexo de um sistema defensivo sólido. Essa segurança passa por alguns nomes, como o goleiro Cássio e o lateral-esquerdo Kaiki. Ambos foram os únicos jogadores do elenco celeste a disputar todas as 12 partidas do Brasileirão até aqui.
O feito coloca os dois atletas no top 10 de jogadores com mais minutos em campo na atual edição da competição. Além da dupla celeste, completam o ranking João Victor (Vasco), João Ricardo (Fortaleza), Gabriel Brazão (Santos), Rafael (São Paulo), Éverson (Atlético-MG), Léo Jardim (Vasco), Thiago Volpi (Grêmio) e Santiago Ramos (Bahia).
Desses, apenas Kaiki e os zagueiros Santiago e João Victor são jogadores de linha. Os dados são do Ogol.
Kaiki disputou as 12 partidas, sendo substituído apenas uma vez: no duelo contra o Internacional, em Porto Alegre, pela 2ª rodada, quando deu lugar a Marlon no fim do segundo tempo. Já Cássio atuou todos os minutos em todos os jogos.
Boa fase
Após o empréstimo de Marlon para o Grêmio, Kaiki, cria da base celeste, ganhou sequência sob o comando de Leonardo Jardim e tem correspondido às expectativas. Ele se destaca principalmente na marcação. Na importante vitória sobre o Palmeiras, pela 11ª rodada, foi decisivo ao anular Estevão, principal nome palmeirense.
Cássio também vive grande fase. O goleiro sofreu apenas três gols nos últimos 10 jogos do time estrelado — todos em partidas em que o Cruzeiro saiu de campo com vitória ou empate.
O bom momento do arqueiro influencia diretamente no desempenho do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, no qual o clube é vice-líder, com 24 pontos, mesma pontuação do líder Flamengo, que não entrou em campo na 12ª rodada.
De acordo com dados do SofaScore, Cássio é o sexto goleiro do torneio nacional com mais defesas difíceis, com 10 no total.
Top 10 com mais jogos pelo Brasileiro
- 1 – Cássio (Cruzeiro) – 1080 minutos
- 2 – João Victor (Vasco) – 1080 minutos
- 3 – João Ricardo (Fortaleza) – 1080 minutos
- 4 – Gabriel Brazão (Santos) – 1080 minutos
- 5 – Rafael (São Paulo) – – 1080 minutos
- 6 – Éverson (Atlético-MG) – 1080 minutos
- 7 – Leo Jardim (Vasco) – 1080 minutos
- 8 – Thiago Volpi (Grêmio) – 1080 minutos
- 9 – Santiago Ramos (Bahia) – 1080 minutos
- 10 – Kaiki (Cruzeiro) – 1075 minutos

