publicidade

Em grande fase no Cruzeiro, Cássio reencontra clube que o formou para o futebol

Goleiro do Cruzeiro, hoje com 38 anos, chegou ao extinto Olímpico com 13 anos e como lateral-esquerdo; conheça trajetória

publicidade

Jogador mais experiente do elenco do Cruzeiro, Cássio reencontrará, no domingo (13), às 20h30 (de Brasília), o clube que o formou para o futebol. Em grande fase, o goleiro, de 38 anos, estará em campo contra o Grêmio, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Bem antes de se tornar um dos líderes do grupo cruzeirense e de fazer história no Corinthians, Cássio chegou ao extinto Olímpico, em Porto Alegre, com 13 anos de idade. Por ter grande estatura e pouco traquejo com a bola nos pés, o garoto deixou de ser lateral-esquerdo para ser goleiro ainda nas categorias de base.

Jogos pelo Grêmio

Talentoso debaixo das traves, Cássio passou por todo o processo de formação no Grêmio até a estreia no profissional, em 12 de fevereiro de 2006. Naquele dia, com 18 anos, ele foi titular na vitória sobre o Santa-Cruz, por 2 a 1, no Olímpico, pelo Campeonato Gaúcho.

A segunda chance na meta gremista foi no dia 26 de março de 2006, também pelo Gauchão. No Olímpico, os donos da casa derrotaram o Veranópolis, por 2 a 0. Foi a primeira vez que Cássio deixou o gramado sem ter sofrido um gol na carreira.

O terceiro e último jogo do goleiro pelo Grêmio foi em 26 de outubro de 2006, na vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O duelo foi válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Curiosamente, Cássio não foi titular no jogo em que, sem saber, marcaria a sua despedida do clube. Isso porque, aos 35 minutos do segundo tempo, Galatto se lesionou e foi substituído pelo garoto. Além de ter recebido uma chance inesperada, Cássio deu a assistência para o gol da vitória, marcado por Herrera nos acréscimos, aos 46’.

Pelo Grêmio, Cássio foi campeão da Série B, em 2005, e bicampeão gaúcho, em 2006 e 2007.

Venda para o futebol holandês

Tratado à época como uma grande joia da base do Grêmio, Cássio foi vendido em 2007 para o PSV, da Holanda, sem entrar em campo naquele ano. A transação foi fechada em 1,5 milhão de euros (na cotação do dia, cerca de R$ 4 milhões).

Pelo PSV, apesar de não ter sido utilizado durante um grande período, Cássio foi campeão holandês (2007/2008) e da Supercopa da Holanda (2008). O goleiro era companheiro de time do lateral-direito Fagner, com quem ampliou a amizade no Corinthians e no Cruzeiro.

Grêmio homenageou Cássio

Formado na base gremista, Cássio foi homenageado pelo clube em 2021, quando o Grêmio construiu o novo alojamento da base, o Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.

Cássio tem quarto com seu nome em alojamento da base do Grêmio, em Eldorado do Sul – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O goleiro do Cruzeiro tem um quarto com seu nome, assim como o volante Ramiro, ex-Cruzeiro, e o meia Luan, campeão da Copa Libertadores pelos gaúchos.

Números como adversário

No domingo (13), Cássio disputará sua 21ª partida na carreira contra o Grêmio. Ao todo, nos 20 confrontos anteriores, o goleiro somou cinco vitórias, cinco derrotas e dez empates. Os números incluem 19 jogos pelo Corinthians e um pelo Cruzeiro.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores