Marcone Barbosa será o novo diretor de marketing e comercial do Cruzeiro a partir de fevereiro. A informação foi confirmada ao Central da Toca e à Samuca TV por Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa.
“É o Marcone (Barbosa), que já trabalhou no Cruzeiro por muito tempo, já passou pelo Fluminense e já se desligou do América”
Pedro Lourenço, gestor da SAF do Cruzeiro
“A partir de fevereiro ele vai assumir o comercial, o marketing, vai ajudar aqui também na comunicação, porque ele entende bem. A gente precisa estar mais junto. Eu percebi que, neste ponto, a gente precisa interagir mais”, disse.
“O que a gente pretende e temos que fazer com o grupo que temos aqui é melhorar a receita. Esse é o trabalho que vamos fazer no comercial e no marketing”, projetou Pedrinho em outro momento da entrevista.
As posições de diretores de marketing e comercial estavam desocupadas no Cruzeiro desde as saídas de Marco Farah e Renato Kobbi, respectivamente, em 2024. Ambos integravam a equipe de trabalho de Ronaldo.
Quem é Marcone Barbosa?
Marcone Barbosa iniciou sua trajetória no futebol na comunicação do Cruzeiro. Foi estagiário (2001 a 2002), editor de web (2003 e 2004) e assessor de imprensa (2004 a 2009), antes de se tornar gerente de marketing (2009 a 2010) e, depois, diretor da mesma pasta (2010 a 2015).
Em 2015, deixou a Raposa pela primeira vez após receber um convite do Fluminense, onde permaneceu até meados de 2016.
Marcone retornou ao Cruzeiro no posto de diretor de marketing e voltou a ser assessor de imprensa em janeiro de 2018, antes de se tornar gerente de futebol, em julho de 2018, já na gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá.
Após o rebaixamento do Cruzeiro e a mudança de gestão, Marcone deixou o clube e se transferiu para o Paysandu em abril de 2020. O trabalho em Belém foi realizado até outubro de 2022, quando o profissional retornou a Belo Horizonte para trabalhar na diretoria do América. Ele anunciou a saída do Coelho em dezembro de 2024.

Críticas nas redes
A escolha de Pedrinho por Marcone Barbosa foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. Torcedores do Cruzeiro recuperaram uma entrevista do profissional ao podcast Bora pra resenha, em julho de 2022, quando ele defendeu o ex-vice-presidente de futebol do clube, Itair Machado.
A entrevista de Pedrinho
Acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro desde abril de 2024, Pedro Lourenço atendeu à reportagem da Samuca TV e do Central da Toca na última sexta-feira (24), na Toca da Raposa II.
O encontro, portanto, aconteceu antes do empate da Raposa por 1 a 1 com o Betim, no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
Entre outros assuntos, foram abordados temas como vida pessoal do empresário, mercado da bola, categorias de base, futebol feminino, relação com entidades, marketing e Mineirão. Além dos recortes, a entrevista na íntegra será publicada na tarde desta terça-feira (28) no Central da Toca e na Samuca TV.

