Alvo do Cruzeiro na janela de transferências, o atacante Gabri Martínez, de 22 anos, recebeu uma proposta nos últimos dias para chegar em definitivo à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. O espanhol do Braga, de Portugal, se encaixa no perfil traçado pelo técnico Leonardo Jardim: jovem e com potencial de revenda.
Peça importante no elenco do Braga, Gabri Martínez atuou em 47 dos 54 jogos do clube na temporada 2024/2025. Apesar de não ter sido titular absoluto, o ponta foi bastante acionado por Carlos Carvalhal. O atacante iniciou 22 partidas e saiu do banco em outras 25 ocasiões no período.
No último Campeonato Português, após o duelo com o Rio Ave, há nove meses, Gabri Martínez recebeu elogios de Carvalhal na coletiva pela “disciplina tática”. Ao longo da carreira, o atacante também se notabiliza pela alta média de recuperação de bolas no setor ofensivo.
“Hoje, necessitávamos de um jogador na esquerda que tivesse capacidade de desequilíbrio, mas que também equilibrasse a equipe defensivamente. O Gabri é fantástico para fazer isso por ter uma disciplina tática muito boa em termos defensivos. E, ofensivamente, ele é um jogador que desequilibra”, disse o treinador.
Destro, Gabri Martínez pode atuar nos dois lados do campo. Além disso, apesar de jogar pelas pontas, o atacante também tem boa estatura: 1,85m. Na temporada 2024/2025, o espanhol disputou 47 partidas pelo Braga, com quatro gols e quatro assistências.
Carreira de Gabri Martínez
Anunciado pelo Braga em 28 de junho de 2024, Gabri Martínez tem contrato com o clube português até o fim de 2029. A multa rescisória está fixada em 50 milhões de euros (na cotação atual, R$ 319,2 milhões).
Gabri tem passagens pelas seleções de base da Espanha e estreou pelo time do Girona, onde foi revelado, na temporada 2021/2022, com dois gols em oito partidas.
Depois da temporada de estreia, ele foi emprestado aos modestos San Fernando e ao Mirandés. Com bons números, Gabri despertou a atenção de equipes de escalões intermerdiários da Europa. Com várias propostas em mãos, escolheu o Braga.

