A base é o grande patrimônio do Cruzeiro. Pelo menos é isso que defende Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste. O empresário pretende dar mais espaço para os jovens revelados nas categorias inferiores no time principal em um futuro breve.
Em entrevista exclusiva à reportagem do Central da Toca e da Samuca TV, Pedrinho anunciou uma decisão importante para a equipe. O gestor afirmou que não fará mais contratações nesta janela para não tirar o espaço dos destaques da base com potencial de crescimento.
“Nós trouxemos até muitos jogadores, para ser honesto. Nós estamos cortando, talvez, oportunidades de grandes meninos que temos aí”.
Pedro Lourenço sobre oportunidade para jovens da base
O Cruzeiro fez nove contratações (Fabrício Bruno, Fagner, Christian, Rodriguinho, Eduardo, Dudu, Gabigol, Bolasie e Marquinhos) nesta janela de transferências e ainda tentou acertar com Valentín Gómez. O zagueiro de 21 anos é uma das grandes revelações do Vélez Sarsfield, da Argentina.
A equipe estrelada tem no elenco profissional cinco jogadores formados na base do clube que estão sem o devido espaço no time pelo grande potencial. São eles: o goleiro Otávio, o lateral-esquerdo Kaiki, o volante Japa, o meia Vitinho e o atacante Tevis.
Entretanto, Pedrinho revelou que um desses atletas já foi emprestado pelo Cruzeiro. Conforme apuração do Central da Toca, Vitinho foi cedido ao Goiás até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
“Nós tivemos que emprestar o Vitinho para jogar. Temos outros meninos bons aí, tem o Japa. Então, se você traz muitos jogadores para o setor, você acaba tirando (vaga). Um clube também tem que ter espaço para a base jogar. Temos muitos garotos bons na base”, concluiu.
Jovens da base estão treinando com os profissionais
Na última semana, sete destaques do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior treinaram junto com os profissionais na Toca da Raposa II. Os zagueiros Bruno Alves e Janderson, o lateral-esquerdo Kauã Prates, os volantes Jhosefer e Murilo Rhikman e os atacantes Kaique Kenji e Rayan Lellis foram a campo sob supervisão da comissão técnica de Fernando Diniz.
O Central da Toca também apurou que os jovens devem continuar fazendo parte das atividades diárias no centro de treinamentos, mas ainda não foram promovidos ao time principal.
Os ‘crias da Toca’ foram destaques do time na Copinha. A participação do Cruzeiro no principal torneio de base do país terminou no último sábado. Os mineiros perderam para o São Paulo por 3 a 1, nas quartas de final, e deram adeus à Copinha.
A entrevista de Pedrinho
Pedro Lourenço atendeu à reportagem da Samuca TV e do Central da Toca na última sexta-feira (24), na Toca da Raposa II.
O encontro, portanto, aconteceu antes do empate da Raposa por 1 a 1 com o Betim, no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.
Entre outros assuntos, foram abordados temas como vida pessoal do empresário, mercado da bola, categorias de base, futebol feminino, relação com entidades, marketing e Mineirão. Além dos recortes, a entrevista na íntegra será publicada na tarde desta terça-feira (28) no Central da Toca e na Samuca TV.

