Após a derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o Defensa y Justicia, da Argentina, nessa quinta-feira (3), no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, Leonardo Jardim revelou qual é a ideia para o próximo compromisso na Vitória CUP. A Raposa disputa o torneio amistoso como parte da preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com Leonardo Jardim, o Cruzeiro deve ter diante do Banfield, neste domingo (6), às 16h (de Brasília), no mesmo estádio, um esboço do time que deve entrar em campo contra o Grêmio, pela 13ª rodada da Série A, na próxima semana. O treinador pretende dar mais tempo de jogo aos atletas que deve utilizar nesse confronto.
“Com certeza que, no próximo jogo, aqueles que vão jogar mais tempo estão sempre mais próximos de serem titulares”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
“Hoje (ontem), foram 21 jogadores utilizados e, normalmente, nós temos um grupo de 13 ou 14 jogadores que são utilizados. É para esses jogadores e os outros que temos que dar minutagem”, completou
Contra o Defensa y Justicia, Jardim utilizou uma estratégia diferente. Ele optou por dar oportunidade a 22 atletas ao longo da partida, tendo dois times completamente mistos durante os dois tempos. Apenas o goleiro Otávio, os volantes Japa e Murilo Rhikman e o meia Rodriguinho não atuaram.
“Em uma equipe de futebol, temos que contar com todos, pois há momentos que não estão todos (disponíveis). Foram jogos importantes e tivemos que colocar outros atletas para jogar e o nível foi o mesmo. Mas é preciso prepará-los, não é só deixá-los na gaveta e utilizar quando precisar. Essa é nossa ideia e filosofia de trabalho, de preparar todos os jogadores”, acrescentou.
“Com certeza, uns vão jogar mais do que outros, assim como foram nos primeiros 12 jogos do campeonato (Brasileiro)”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Apesar de ter classificado o enfrentamento contra os argentinos como espécie de treinos, Jardim garantiu que o Cruzeiro busca uma vitória para continuar com o moral elevado. O clube mineiro já está de olho na retomada das demais competições: Brasileirão e Copa do Brasil.
“No segundo jogo (contra o Banfield), a gente tem que procurar sempre a vitória. Independente do que fizermos, se jogamos com 25, 20, 13 ou 12 jogadores, nossa ideia é sempre procurar (ganhar)”, disse.
“O próximo jogo é mais um jogo de treino, que vamos dar ritmo aos jogadores. Vamos fazer dois jogos sérios e competitivos para nos preparamos melhor para as duas competições que nos restam”, finalizou.
Próximo jogo no Brasileiro
O Cruzeiro voltou aos trabalhos na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (27), depois de 14 dias de férias. Como parte da ‘intertemporada’, aceitou participar da Vitória CUP antes dos compromissos oficiais no segundo semestre.
E como primeiro desafio depois da volta do calendário nacional, o Cruzeiro enfrentará o Grêmio, no dia 13 de julho (domingo), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 13ª rodada da Série A.
A Raposa pode assumir a liderança da competição em caso de triunfo dentro de casa, já que está na segunda colocação, com 24 pontos – o mesmo número do líder Flamengo, mas que tem um jogo a menos.

