Enviados especiais ao Espírito Santo – Ficar longe do clube do coração nunca é fácil para um torcedor apaixonado por futebol. Para os cruzeirenses que escolheram a capital do Espírito Santo para morar, a situação não é diferente. No entanto, nesta semana, os mineiros que vivem no litoral capixaba terão a oportunidade de acompanhar o time de Leonardo Jardim bem de perto na disputa da Vitória CUP.
Para ilustrar um pouco desse amor incondicional dos torcedores pelo Cruzeiro, o Central da Toca conheceu o espaço onde os integrantes do Reduto Vitória Celeste se reúnem e assistem aos jogos. Atualmente, quase 150 membros estão ativos no grupo formado apenas por cruzeirenses. Se o número incluir esposas, maridos e filhos, a “família” cresce para cerca de 500 pessoas.
Na casa de carnes América Meat, situada na Zona Norte de Vitória, a reportagem conversou com Rafael Quaresma, dono do estabelecimento, com Wadson Duarte, André Romano e Lunardi. Os quatro torcedores do Cruzeiro dividem a paixão pelo clube celeste e são componentes do reduto Vitória Celeste.
Ao Central da Toca, Rafael comentou sobre como surgiu a ideia de adotar o seu espaço como a verdadeira casa do Vitória Celeste.
“Aqui no Espírito Santo, não tínhamos um lugar para receber, para reunir a galera cruzeirense. Aí, dentro dessa necessidade, como tenho esse espaço, tive essa ideia. Conheci o pessoal do reduto e acabamos fazendo a junção dos dois”, iniciou.
Depois de o reduto ter passado por vários locais, Wadson destacou a importância de o Vitória Celeste ter se estabelecido em um local aconchegante e que comporte a torcida do Cruzeiro na capital.
“Já fazemos parte do reduto há, mais ou menos, três anos. Temos o reduto pra ser uma família para torcer pelo Cruzeiro. A gente se reunia em casa, marcava em algum bar e, agora, passamos a nos reunir no estabelecimento do Rafael para acompanhar nosso Cruzeiro”, disse.
Segundo André, ter a oportunidade de ver de pertinho os jogadores do Cruzeiro em campo é muito especial para quem fica longe o ano todo.
Nesta quinta (3) e no domingo (6), o time celeste enfrentará o Defensa y Justicia e o Banfield, da Argentina, no Kléber Andrade, em Cariacica, pela Vitória CUP.
“É um grupo que está crescendo. Cada vez mais chegando gente nova. Tentamos abraçar o máximo de cruzeirenses possível. É um estado que está colado em Minas, a maioria é mineiro. É até estranho torcerem mais para os times do Rio. Aqui tem mineiro demais. Tem mais mineiro que capixaba (risos). A nossa ideia é trazer cada vez mais cruzeirenses pra cá. E que venham mais jogos. Queremos ficar cada vez mais próximos do time. Querendo ou não, são quase 500 km de distância”, afirmou.
Cruzeirense desde o berço, Lunardi declarou que levará toda a família para o Kléber Andrade nos duelos pela Vitória CUP.
“Tem 20 anos que moro no Espirito Santo. Estou sempre presente nos jogos do Cruzeiro. Levo toda a família. Só não levo o cachorro porque ele não pode entrar, mas ele também é cruzeirense (risos)”, brincou.
Expectativa para a Vitória CUP
Empolgado com o desempenho do Cruzeiro na temporada, Wadson projetou briga por títulos em 2025 e disse estar confiante em boas apresentações da equipe no Espírito Santo.
“A expectativa é a melhor possível. Acredito que o Mister já tem tudo bem organizado. Os jogadores vão brigar por coisas grandes neste segundo semestre. Estamos com expectativa lá em cima. Confiamos muito no Cruzeiro. A gente só quer o título. Só isso (risos). Essa pré-temporada vai ser importante para ajudar a trazer o título do Brasileiro ou da Copa do Brasil. Eu creio muito nisso”, avaliou.
Mais comedido, André ponderou que, apesar da importância da Vitória CUP, o Cruzeiro deve redobrar os cuidados para não ter nenhum dano na sequência do calendário.
“Espero que o Cruzeiro vença. Somos competitivos como sempre. Quero ver o Cruzeiro ganhar até par ou ímpar. Mas, ao mesmo tempo, ficamos com receio. É um amistoso para ganhar ritmo… e, ao mesmo tempo, ficamos preocupados com a sequência, que pode acabar lesionando alguém. Esperamos que os jogadores joguem, se divirtam, porque não é a pegada que estamos esperando agora. Que façam bons jogos e, principalmente, que saiam saudáveis”, pontuou.
Na opinião de Lunardi, os jogos do Cruzeiro na Vitória CUP servirão como “laboratório” para o técnico Leonardo Jardim observar o time e fazer ajustes importantes.
“Para o Jardim, vai ser muito importante esses jogos da Vitória CUP para acertar os detalhes e, se possível, a gente conquistar o Brasileiro ou a Copa do Brasil. Mas precisamos da Libertadores. Quero ver, em 2029, a gente na Copa do Mundo de Clubes”, encerrou.
Samuca TV transmitirá os dois jogos
Pela primeira vez, a Samuca TV transmitirá os jogos do Cruzeiro na Vitória CUP ao vivo e com imagens no YouTube. A melhor transmissão, feita de cruzeirenses para cruzeirenses, começará às 16h (de Brasília) nesta quinta (3), com quatro horas de pré-jogo.

