O Cruzeiro segue em busca de um zagueiro canhoto no mercado para reforçar o elenco na sequência da temporada. No entanto, não fará um investimento financeiro de qualquer forma. A ideia da diretoria celeste é contratar um jogador que atenda ao pedido do técnico Leonardo Jardim e realmente eleve o nível da defesa.
Por esse motivo, o Cruzeiro ainda não avançou na contratação de Brayan Medina, do América de Cali. A Raposa avalia se vale a pena desembolsar uma quantia importante para ter o jovem de 23 anos, considerado ainda uma promessa, de forma definitiva.
Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Paulo Pelaipe, diretor de futebol, e Jardim têm debatido sobre o assunto constantemente. A cúpula já avaliou todas as questões em relação ao desempenho esportivo do jogador e teve uma conversa com o estafe do defensor.
Dessa forma, a definição sobre a progressão ou não das tratativas deve ocorrer ainda nesta semana, a última antes do início da preparação para a retomada do Campeonato Brasileiro.
Por sua vez, a diretoria do América de Cali já demonstrou que está disposta a vender o atleta nesta janela de transferências.
Brayan tem contrato com o clube colombiano até junho de 2026. No fim do ano, o zagueiro já poderia assinar um pré-contrato com qualquer equipe.
Números de Brayan Medina
Apesar da oscilação recente, Brayan desponta como uma das principais promessas formadas nas categorias de base do América de Cali. Com características físicas impressionantes para um defensor, ele apresenta bons números individuais em 2025.
+ Leia mais: Como joga e quais são as características de Brayan Medina, alvo do Cruzeiro
Brayan disputou 20 partidas até o momento e ajudou o time a não ser vazado em 10 deles. Além disso, acumula 25 interceptações, 28 desarmes e 36 duelos aéreos ganhos contra seus adversários. Os índices nos acertos de passes também são altos: 46% nos longos e 83,2% nos curtos.
As estatísticas foram coletadas no Sofascore, aplicativo especialista no assunto.
Carreira de Brayan Medina
Medina estreou profissionalmente pelo América de Cali em 2022. Naquele ano, Brayan foi utilizado no time em nove ocasiões.
Para ganhar rodagem na carreira, em 2023, ele foi emprestado ao Fortaleza, da Colômbia, onde fez dez partidas. No segundo semestre, Medina foi novamente emprestado ao Atlético Huila, também do seu país, pelo qual entrou em campo 17 vezes, com um gol marcado.
No ano passado, Brayan Medina retornou ao América de Cali e, ainda jovem, jogou 11 confrontos. Ele foi novamente emprestado ao Atlético Huila e, ao destacar com quatro gols em 19 partidas, foi chamado de volta em agosto.
O zagueiro foi titular do América em parte da fase de grupos da Sul-Americana deste ano. No torneio continental, os colombianos ficaram na segunda posição do Grupo C, o mesmo do Corinthians, e avançaram aos playoffs. Agora, eles vão enfrentar o Bahia na próxima fase da competição.
Cruzeiro de olho no zagueiro
O interesse celeste surgiu, sobretudo, após o Inter dificultar as negociações pelo também zagueiro Victor Gabriel, de 21 anos. O time celeste queria fazer um aporte na contratação, mas entende que o Colorado pediu valores fora da realidade para liberar o defensor.
Atualmente, o Cruzeiro tem à disposição para a zaga Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, o argentino Lucas Villalba e o paraguaio Mateo Gamarra, emprestado pelo Athletico-PR até o fim do ano e que não deve seguir na Toca da Raposa II.
Além do quarteto, o técnico Leonardo Jardim tem no elenco os lesionados João Marcelo e Janderson, e o garoto Bruno Alves, do sub-20, também pode ser opção casualmente.

