Com o Cruzeiro de olho, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preparou, nos últimos dias, um novo treinamento para árbitros da Série A e operadores do VAR. Ao todo, por uma semana, 64 profissionais participaram das atividades teóricas, práticas e físicas em três turnos diários.
Segundo a CBF, os exercícios tiveram o objetivo de aproximar os critérios utilizados os árbiros, além de promover a troca de experiência entre os profissionais, ajustes em análises do VAR e o “encorajamento para aumento das decisões em campo”. A entidade forneceu, também, palestras para aprimorar a inteligência emocional das equipes de arbitragem.
Conforme a CBF, os treinamentos foram realizados em dois locais do Rio de Janeiro: no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
“No CAER, os árbitros, assistentes e árbitros de VAR se dividiram em três estações de trabalho: um campo equipado com duas cabines de VAR (uma para atuar diretamente na partida e outra exclusiva para treinamento) e instant feedback (cabine em que uma comissão registra em tempo real os lances da partida para uma revisão de lances capitais com o árbitro de campo ao término do jogo); um segundo campo equipado apenas com instant feedback; e um espaço para atividades físicas e exames de saúde”, destacou.
Retomada do Brasileirão
Após a pausa no calendário para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos, o Brasileirão será retomado no dia 12 de julho (sábado).
No dia 13 (domingo), às 20h30 (de Brasília), o Cruzeiro receberá o Grêmio, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da Série A. O time celeste é o vice-líder, com 24 pontos, enquanto os gaúchos estão na 11ª posição, com 16 pontos.

