publicidade

Pedro Lourenço: ‘Muita gente coloca o dinheiro e depois pega o clube’

Dono do Cruzeiro, Pedro Lourenço afirmou que empresários ajudam clubes só para ter vantagens futuras em cima deles

publicidade

Dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço utilizou exemplos de empresários que ajudam clubes brasileiros financeiramente só para ter vantagens futuras em cima deles. Esse é um modelo que, segundo o gestor, não foi o caso do ocorrido na compra de 90% das ações da Raposa. 

Pedrinho não citou nomes ao falar sobre o tema em entrevista exclusiva à reportagem do Central da Toca e da Samuca TV. O assunto foi levantado pelo empresário ao explicar sobre os aportes feitos por ele no Cruzeiro antes mesmo de virar sócio majoritário do clube-empresa. 

“Nós temos grandes cruzeirenses aqui que vocês todos conhecem, mas nunca colocaram um tostão no Cruzeiro. Sobrava só para mim. Eu sempre fiz isso, nunca para ter o Cruzeiro, vocês sabem que eu tive a oportunidade de ser o presidente, mas nunca quis isso. Quando eu quis ser, eles não deixaram”, iniciou. 

“Mas não coloquei dinheiro, igual tem muita gente que coloca dinheiro e depois pega o clube para ele. Eu não. O dinheiro que eu ajudei o Cruzeiro fiz muita coisa, tipo propagandas. Nunca foi com interesse de lucrar”. 

Pedro Lourenço, dono do Cruzeiro

Lourenço comprou a SAF do Cruzeiro das mãos de Ronaldo Nazário em 29 de abril de 2024. Ele já tinha 20% das ações como garantia, já que havia emprestado R$ 100 milhões ao ex-atacante para investir no clube celeste. A operação financeira é comum no ramo empresarial e é chamada de debênture conversível. 

+ Leia também: Matheus Pereira vai sair do Cruzeiro? Pedrinho explica cenário

SAFs no Brasil e em Minas

Além do Cruzeiro, outros cinco clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 operam no modelo SAF: Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Bahia e Fortaleza. 

Em um recorte ainda mais próximo da realidade cruzeirense, outras oito agremiações mineiras se tornaram clube-empresas. São elas: América-MG, Athletic, Boston City FC, Coimbra, Ipatinga, Itabirito, Pouso Alegre e Betim. 

O Atlético-MG é comandado pela Galo Holding, que detém 75% das ações totais. A empresa é controlada por Rubens e Rafael Menin, com 55,74%, e tem Daniel Vorcaro (FIP Galo Forte), com 26,88%, Ricardo Guimarães, com 8,43%, e Renato Salvador (FIGA), com 8,96%, como sócios. 

+ Leia também: Pedrinho responde se Cruzeiro tem ‘obrigação’ de levantar taça em 2025

Já o América-MG ainda aguarda um investidor para comprar as ações da SAF. O conselho de administração alviverde aprovou a transformação em clube-empresa, mas segue em compasso de espera para fechar com um possível interessado. 

Sensação mineira nos últimos anos, o Athletic adotou o modelo SAF em 2021. A estrutura do clube de São João del-Rei passou por mudanças em agosto de 2024, quando a Futbraz foi vendida para novos investidores e passou a se chamar F&P Gestão Esportiva Ltda.

O Boston City, sediado na cidade de Manhuaçu, aderiu à SAF em 2022. O projeto é tocado pelo fundador da instituição, o empresário Renato Valentim, e tem raízes na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

Sediado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Coimbra é ligado ao banco BMG. O Time da Cidade já nasceu como clube-empresa e se transformou em SAF em janeiro do ano passado. 

Por sua vez, o Ipatinga opera no modelo desde o fim de 2022 e tem um grupo de investidores de BH. A Lopes e Resende Compliance e Marketing Esportivo adquiriu os 90% da SAF com investimento previsto de R$ 84 milhões em 20 anos.

Fundado em maio de 2022, o Itabirito se denomina como o “primeiro time 100% SAF do Brasil”. A totalidade das ações pertence a um único investidor: Maycon Pereira, CEO da instituição.

O Pouso Alegre se transformou em SAF em outubro de 2024 e vendeu 90% de suas ações para os empresários Francisco Godoy, Alexandre Cesar Alves de Godoy e Jeremias Mitre de Souza. 

Por fim, o Betim concluiu o processo de transformação em SAF em agosto do ano passado e está em busca de parceiros para ampliar os investimentos no clube. 

A entrevista de Pedrinho

Pedro Lourenço atendeu à reportagem da Samuca TV e do Central da Toca na última sexta-feira (24), na Toca da Raposa II.

O encontro, portanto, aconteceu antes do empate da Raposa por 1 a 1 com o Betim, no Mineirão, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro.

Entre outros assuntos, foram abordados temas como vida pessoal do empresário, mercado da bola, categorias de base, futebol feminino, relação com entidades, marketing e Mineirão. Além dos recortes, a entrevista na íntegra será publicada na tarde desta terça-feira (28) no Central da Toca e na Samuca TV.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Fagner reage ao desempenho do Cruzeiro em vitória sobre o América-MG

Em meio à forte chuva que castigou o gramado do Mineirão, o Cruzeiro venceu o América-MG por 2 a 1 pela sétima rodada do Campeonato Mineiro

Time feminino do Cruzeiro mandará jogos na Arena do Jacaré; diretora explica decisão

Cruzeiro escolheu estádio em Sete Lagoas para sediar partidas das Cabulosas em 2026; saiba detalhes

Gerente de futebol feminino do Cruzeiro revela metas para Cabulosas em 2026

Luiza Parreiras projetou disputa das quatro competições na temporada, incluindo a inédita participação na Libertadores

Diretor do Cruzeiro abre o jogo sobre negociações envolvendo Kaiki e Kauã Prates

Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro, fez um pronunciamento sobre as transações com o Como-ITA e o Borussia Dortmund-ALE