Rival do Cruzeiro na Vitória CUP, no Espírito Santo, o Defensa y Justicia tem uma origem humilde e um passado recente de luta intensa até a consolidação na elite do futebol argentino. No dia 3 de julho (quinta-feira), às 20h (de Brasília), as equipes vão se enfrentar no Kléber Andrade, em Cariacica, pela primeira vez na história.
Fundado por um grupo de amigos em 1935, em Florencio Varela, na Grande Buenos Aires, o Defensa y Justicia era conhecido inicialmente como “O Clube do Carro Velho”. Isso porque, à época, os jogadores do time argentino usavam uma carcaça de um automóvel abandonado como vestiário antes das partidas em um terreno na região. Nessa cidade, curiosamente, nasceu o zagueiro Lucas Villalba, do Cruzeiro.
+ Leia também: Ingressos para Cruzeiro x Defensa y Justicia na Vitória CUP: preços e como comprar
Mais de 40 anos depois – em meio a um longo período em que o clube dividiu a atenção com outros esportes, incluindo basquete e bocha, em dezembro de 1977, o Defensa y Justicia conseguiu a filiação junto à Asociación de Fútbol Argentino (AFA). A estreia na 1ª Divisão nacional só aconteceu em 2014.
Sem o orçamento dos gigantes argentinos, o Defensa y Justicia passou a adotar um modelo de futebol ofensivo. Além de ter virado uma espécie de “bicho papão” de brasileiros em torneios internacionais, o clube argentino tornou-se um celeiro de grandes técnicos nos últimos anos.
Alguns nomes conhecidos que dirigiram o “El Halcón” são: Sebastián Beccacece (ex-Racing e Independiente e, hoje, técnico da Seleção Equatoriana), Ariel Holán (ex-Santos, Independiente e Rosario Central), Hernán Crespo (hoje no São Paulo) e Miguel Almirón (ex-Boca Juniors, San Lorenzo, Lanús e Independiente).

Sob os comandos de Crespo e Beccacece, mesmo com investimentos mais modestos na comparação com os maiores clubes da Argentina, o Defensa y Justicia conquistou a Copa Sul-Americana 2020 (sobre o Lanús) e a Recopa Sul-Americana 2021 (contra o Palmeiras). Ariel Holán, por exemplo, foi campeão da Sul-Americana pelo Independiente, contra o Flamengo, em 2017.
Atualmente, quem comanda o Defensa y Justicia é Mariano Soso, ex-técnico do Sport no ano passado.
Jogos contra brasileiros
Diante do Cruzeiro, o Defensa y Justicia disputará a sua 27ª partida na história contra equipes brasileiras. Ao todo, foram sete vitórias, seis empates e 13 derrotas.
Apesar do retrospecto negativo, os argentinos faturaram a Recopa Sul-Americana na final contra o Palmeiras, em 2021, além de já terem derrotado outros times brasileiros, como São Paulo, Vasco, Bahia e América-MG.
Cruzeiro x Defensa y Justicia: onde assistir
Os dois jogos do Cruzeiro na Vitória CUP terão transmissão da Samuca TV, que comprou os direitos da competição. As partidas serão exibidas de graça, no YouTube, com Alberto Rodrigues, Samuel Venâncio e equipe completa.

