Após um momento de muita oscilação, o Cruzeiro se recuperou e voltou ao ‘pelotão’ principal no Campeonato Brasileiro Sub-20. A cinco rodadas do fim da primeira fase da competição, a Raposa se encontra na 4ª posição, com 23 pontos. A colocação na tabela é suficiente para avançar às quartas de final.
O Cruzeiro, que chegou a liderar o torneio por várias rodadas, perdeu força quando teve quatro derrotas seguidas entre a 8ª e 11ª rodada. Com os reveses, caiu para a segunda página da tabela. No entanto, deu a volta por cima e agora briga novamente no grupo de classificação.
A vitória mais recente foi diante do Internacional por 2 a 0, nessa quinta-feira (19), no Estádio Morada dos Quero-Queros, em Alvorada, no Rio Grande do Sul, pela 14ª rodada. O time comandado pelo técnico Luciano Dias saltou da 7ª para a 4ª posição.
A equipe celeste tem a mesma pontuação de Athletico-PR (5º lugar), Flamengo (6º lugar) e Juventude (7º lugar), mas leva vantagem em relação ao saldo de gols: 8, contra 4, 3 e -3, respectivamente.
Vale lembrar que os quatro primeiros serão os mandantes das quartas de final, disputadas em jogo único.
Classificação do Brasileirão
1º) Palmeiras – 30 pontos (15 gols de saldo)
2º) Bragantino – 29 pontos (16 gols de saldo)
3º) América-MG – 24 pontos (9 gols de saldo)
4º) Cruzeiro – 23 pontos (8 gols de saldo)
5º) Athletico-PR – 23 pontos (4 gols de saldo)
6º) Flamengo – 23 pontos (3 gols de saldo)
7º) Juventude – 23 pontos (-3 gols de saldo)
8º) Vasco – 22 pontos (8 gols de saldo)
Próximos jogos até o fim da 1ª fase
Dos próximos cinco adversários do Cruzeiro no Brasileirão, todos têm uma coisa em comum: estão na segunda metade da tabela. A situação mais delicada é a do Atlético-GO. O Dragão é o lanterna do torneio de base, com apenas 9 pontos conquistados em 14 rodadas.
A Raposa voltará a campo justamente contra o Atlético-GO, na próxima quarta-feira (25), às 15h, na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte.
Já as últimas duas partidas da Raposa ainda não foram detalhadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa forma, os jogos contra São Paulo, pela 18ª rodada, e Botafogo, pela 19ª rodada, só têm a data-base: 16 e 23 de julho.
- 15ª rodada – Cruzeiro x Atlético-GO – 25 de junho, às 15h, na Toca da Raposa I
- 16ª rodada – Bahia x Cruzeiro – 2 de julho, às 15h, no CT Evaristo de Macedo
- 17ª rodada – Cruzeiro x Fluminense – 8 de julho, às 21h, no Castor Cifuentes
- 18ª rodada – Cruzeiro x São Paulo – sem definição de data, horário e local
- 19ª rodada – Botafogo x Cruzeiro – sem definição de data, horário e local

