publicidade

Jardim aprova chegada de Joaquim Pinto ao Cruzeiro e elogia novo chefe de scout

Joaquim Pinto foi contratado para chefiar o departamento de scout do Cruzeiro; profissional já trabalhou no Benfica

publicidade

Leonardo Jardim aprovou a chegada de Joaquim Pinto ao Cruzeiro, ainda antes da parada do futebol nacional para as férias, para chefiar o departamento de scout. O clube celeste estava em busca de um profissional ‘gabaritado’, com amplo conhecimento do mercado sul-americano e europeu.

O treinador português rasgou elogios ao currículo do compatriota, que coleciona bons trabalhos pelo Benfica, de Portugal, e Spartak Moscou, da Rússia. Jardim comentou sobre Joaquim após o empate por 0 a 0 contra o Vitória, no Barradão, em Salvador, na última quinta-feira (12), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“O scouting era uma situação que nós estávamos a trabalhar. Nós estávamos no mercado a procura de um chefe de scouting para liderar os outros scoutings que já têm na Toca. Tínhamos alguns nomes, mas acabou existindo uma decisão sobre o Joaquim”, iniciou.

“Na minha opinião, acho que o clube está bem servido de um profissional sério. Um profissional que já tem alguma história não aparece de paraquedas”

Leonardo Jardim sobre Joaquim Pinto

Joaquim foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 9 de junho. A contratação foi publicada nas redes sociais do clube.

Joaquim Pinto tem currículo de ‘peso’

Entre 2009 e 2024, Joaquim ocupou diferentes funções no Benfica. Por último, foi responsável pela observação de talentos na América do Sul, com foco em Brasil e Argentina.

Além disso, o analista ficou responsável por elaborar relatórios de jogadores emprestados pelos portugueses ou atletas vendidos, mas que o clube português manteve percentual dos direitos.

Em novembro de 2024, Joaquim se transferiu para o Spartak Moscou, da Rússia, onde ocupou por três meses, interinamente, o cargo de executivo de futebol e, depois, a chefia de scouting. No clube, ele foi responsável por observação, avlaiação e contratação de jogadores para a equipe principal, além de avaliações das categorias de base.

Antes de chegar ao Benfica, Joaquim ainda passou por clubes de menor expressão de Portugal, como Desportivo Operário, Sport Comércio e Salgueiros, Vilanovense Futebol Clube, Feirense, entre outros.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Fagner reage ao desempenho do Cruzeiro em vitória sobre o América-MG

Em meio à forte chuva que castigou o gramado do Mineirão, o Cruzeiro venceu o América-MG por 2 a 1 pela sétima rodada do Campeonato Mineiro

Time feminino do Cruzeiro mandará jogos na Arena do Jacaré; diretora explica decisão

Cruzeiro escolheu estádio em Sete Lagoas para sediar partidas das Cabulosas em 2026; saiba detalhes

Gerente de futebol feminino do Cruzeiro revela metas para Cabulosas em 2026

Luiza Parreiras projetou disputa das quatro competições na temporada, incluindo a inédita participação na Libertadores

Diretor do Cruzeiro abre o jogo sobre negociações envolvendo Kaiki e Kauã Prates

Bruno Spindel, executivo de futebol do Cruzeiro, fez um pronunciamento sobre as transações com o Como-ITA e o Borussia Dortmund-ALE