O Operário Ferroviário anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), a contratação de Alex para o cargo de treinador da equipe até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada. O ex-meia chega para o lugar de Bruno Pivetti, demitido na noite desse domingo (15), depois da derrota de 2 a 1 para o Athletic, pela 12ª rodada.
O ídolo do Cruzeiro estava desempregado desde que deixou o Antalyaspor, da Turquia, em dezembro de 2024. Juntamente ao técnico de 47 anos, Zé Roberto e João Paulo Cavalcanti passam a integrar a comissão técnica do clube paranaense.
+ Leia também: Crias do Cruzeiro se apresentam à Seleção Brasileira Sub-17 para jogos contra México
Alex vai assumir o Fantasma com uma missão desafiadora. Atualmente, o Operário é o 15º colocado na tabela da Série B, com apenas 14 pontos conquistados, quatro a frente do último na zona de rebaixamento. Além disso, a equipe, antes comandada por Pivetti, não vence no Campeonato Brasileiro há quatro rodadas.
Alex é ídolo do Cruzeiro
Alex é um dos grandes ídolos do Cruzeiro. Em duas passagens pela Toca da Raposa, o meia disputou 121 partidas com a camisa celeste, marcou 64 gols e deu 61 assistências.
A primeira passagem de Alex pelo Cruzeiro, em 2001, não teve grande brilho. Contudo, o ex-armador conseguiu reverter o cenário na volta ao clube entre 2002 e 2004.
Alex recebeu o apelido de ‘talento’ por se tornar o maestro do Cruzeiro na conquista da Tríplice Coroa de 2003. Naquele ano, o time celeste foi campeão do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Alex como treinador
Depois de encerrar a carreira como jogador, Alex se profissionalizou e continuou no futebol, mas do lado de fora do campo. Ele se tornou treinador e começou a exercer a profissão em 2021.
Alex assumiu o time sub-20 do São Paulo. Após dois anos no futebol de base, o ex-meia foi contratado pelo Avaí.
Já na temporada passada, Alex teve um desafio ainda maior: retornou à Turquia, onde foi ídolo do Fenerbahçe, mas para comandar o Antalyaspor. Contudo, foi demitido no fim de 2024.

