Emprestado pelo Cruzeiro ao Grêmio até o fim desta temporada, Marlon deverá ser comprado pelo Tricolor em dezembro. Isso porque uma clausula no contrato exige a aquisição por parte dos gaúchos caso o lateral-esquerdo complete 25 jogos pelo clube em 2025.
Marlon entrou de férias, na paralisação do calendário brasileiro para a disputa do Mundial de Clubes, já com 10 partidas realizadas. Ou seja, ele já cumpriu 40% da meta.
Tirando os duelos contra o Cruzeiro pelo Brasileirão – compromissos em que Marlon não pode atuar por força de contrato -, o Grêmio ainda tem pela frente, na competição nacional, 26 jogos. E ainda há chance de o Tricolor avançar na disputa da Copa Sul-Americana.
Se o lateral-esquerdo confirmar a realização de mais 15 jogos até o fim da temporada, o Grêmio terá de desembolsar 3,5 milhões de euros (R$ 22,3 milhões) ao Cruzeiro.
Marlon pelo Cruzeiro
Marlon chegou ao Cruzeiro em 10 de março de 2023. Na oportunidade, foi um investimento feito pela gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF. Ele estava no Ankaragücü, da Turquia, mas assinou contrato definitivo até o fim de 2024.
Na primeira temporada na Raposa, Marlon se tornou um dos destaques do time. O defensor fez 41 jogos, marcou três gols e deu três assistências. Ele foi considerado um dos melhores na posição no Campeonato Brasileiro daquele ano.
Em 2024, no entanto, não teve o mesmo desempenho. Marlon passou a ser bastante criticado pela torcida celeste pelas oscilações. Mesmo assim, disputou 52 jogos, marcou um gol e deu quatro assistências.
Ainda em março do ano passado, Marlon renovou com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2026. À época, o jogador já era muito assediado por outros clubes.
Em 2025, o camisa 3 perdeu a titularidade após a saída de Fernando Diniz e não teve grandes atuações quando acionado. Antes de ser emprestado ao Grêmio, ele atuou em sete compromissos pelo Cruzeiro.

