publicidade

Cruzeiro completa 22 anos da conquista da Copa do Brasil de 2003; relembre

Título integrou a Tríplice Coroa celeste e marcou uma das temporadas mais vitoriosas da história do clube

publicidade

Há exatos 22 anos, em 11 de junho de 2003, o Cruzeiro escrevia mais um capítulo inesquecível de sua história ao vencer a Copa do Brasil. A vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, no Mineirão, garantiu um dos troféus que formaram a Tríplice Coroa celeste, marca histórica da temporada, que também teve os títulos do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro.

+ Leia também: Samuca TV receberá Luisão, ídolo do Cruzeiro, nesta quarta-feira (11)

Na noite mágica diante de quase 80 mil torcedores no Mineirão, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo venceu o jogo com gols de Deivid, Aristizábal e Luisão. No jogo de ida, no Maracanã, as equipes haviam empatado por 1 a 1.

O título coroou um time que encantou o Brasil com futebol ofensivo e talento individuais, que se tornaram ídolos na história do Cruzeiro.

A campanha de 2003 teve oito vitórias, três empates e nenhuma derrota. O Cruzeiro eliminou Rio Branco-ES, Coríntians-RN, Vila Nova-GO, Vasco, Goiás e, na final, o Flamengo. Foram 29 gols marcados e 12 sofridos.

O legado

A conquista de 2003 é lembrada como um dos momentos mais marcantes da história do Cruzeiro. Aquele elenco entrou para a galeria dos maiores times já formados pelo clube e ajudou a consolidar a imagem celeste como potência nacional no século XXI.

Vinte e dois anos depois, a torcida segue celebrando aquela noite histórica no Mineirão e a campanha, que marcou uma das temporadas mais vitoriosas da história celeste.

O maior campeão da Copa do Brasil

Com a conquista de 2003, o Cruzeiro alcançou o tetracampeonato da Copa do Brasil. A Raposa, que já havia levantado o troféu em 1993, 1996 e 2000, ainda conquistaria mais dois títulos em 2017 e 2018, chegando ao recorde absoluto de seis taças e se consolidando como o maior campeão da história da competição.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Torcedores do Cruzeiro relatam confusão, tiros de borracha e spray de pimenta após clássico na Arena

Cerca de 2.500 torcedores compareceram ao estádio no setor visitante para acompanhar o primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Mineiro