Sob o comando de Jonas Urias, o Cruzeiro protagoniza uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro Feminino e garantiu, com duas rodadas de antecedência, o primeiro lugar geral da primeira fase. Desde que a competição adotou o atual formato, com 16 times em tabela única, nenhuma equipe fora do eixo Rio-São Paulo havia conseguido tal feito.
A liderança foi assegurada na tarde desse sábado (7), com uma goleada por 5 a 1 sobre o 3B da Amazônia, em jogo com casa cheia e presenças ilustres, como o atacante Gabigol e o presidente da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço.
O feito celeste ganha ainda mais destaque por ter sido conquistado com antecedência: além de já estar garantido no mata-mata há quatro rodadas, o Cruzeiro alcançou a liderança definitiva com duas rodadas antes do fim da fase de grupos.
A campanha é impecável: 13 jogos, 11 vitórias e dois empates, mantendo a invencibilidade e abrindo oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado São Paulo, que já não pode mais alcançar a equipe celeste.
Domínio paulista interrompido
O desempenho do Cruzeiro rompe uma hegemonia paulista que durava seis edições. Desde 2019, quando a CBF implementou o atual formato, o Corinthians terminou na liderança em cinco oportunidades, enquanto o Palmeiras foi o líder uma vez. Antes disso, o torneio era disputado em formato de grupos.
Primeiros lugares geral dos últimos anos
- 2025 – Cruzeiro
- 2024 – Corinthians
- 2023 – Corinthians
- 2022 – Palmeiras
- 2021 – Corinthians
- 2020 – Corinthians
- 2019 – Corinthians

