A Vitória CUP, torneio amistoso que contará com a participação do Cruzeiro, terá algumas peculiaridades. A competição, idealizada pela Desportiva Ferroviária, será realizada durante a pausa do futebol nacional para a disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa, entre os dia 2 e 6 de julho, em Cariacica, no Espírito Santo, e também terá a presença do Defensa y Justicia e do Estudiantes, ambos da Argentina.
De acordo com Vinícius Domingues, diretor de futebol da equipe anfitriã, a Vitória CUP não terá um campeão. O certame segue o modelo de torneios de pré-temporada realizados nos Estados Unidos.
“A competição não vai ter um formato de final ou de terceiro lugar. A gente seguiu como base um torneio de pré-temporada dos Estados Unidos, onde todo jogo amistoso vale uma taça. Esse formato é para trazer para o torcedor capixaba ter a experiência de viver sensações de jogos de Libertadores e Sul-Americana, algo que infelizmente não acontece muito aqui no estado”, iniciou.
Ainda durante a coletiva de imprensa feita nessa sexta-feira (6), na sede da Desportiva Ferroviária, o dirigente também revelou que a ideia é premiar os campeões dos duelos com troféus que levarão nomes importantes da cultura capixaba.
+ Leia também: Samuca TV compra direitos e transmitirá jogos do Cruzeiro na Vitória CUP
Outro ponto interessante citado por Vinícius é que as partidas serão decididas nos pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar.
“(Se houver empate) é disputa de pênaltis. Cada troféu terá um nome vinculado à cultura do Espírito Santo. Nós estamos fazendo uma pesquisa (sobre os nomes)”
Vinícius Domingues, diretor de futebol da Desportiva Ferroviária
Jogos do Cruzeiro na Vitória CUP
A equipe comandada pelo técnico Leonardo Jardim terá pela frente o Defensa y Justicia, no dia 3, às 20h, e o Estudiantes, dia 6, às 16h, ambos da Argentina. Os jogos serão disputados no estádio Kléber Andrade e terão transmissão da Samuca TV, ao vivo e com imagens.
O torneio será realizado após o período de férias dos jogadores do Cruzeiro. A diretoria celeste liberará os atletas para o descanso depois do duelo contra o Vitória, no dia 12 de junho, no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A reapresentação na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, está prevista para 27 de junho.
Dessa forma, os jogadores do Cruzeiro terão seis dias de ‘intertemporada’ até a data do primeiro confronto da Vitória CUP. Depois do segundo jogo, o elenco terá menos de uma semana de preparação até a retomada do Brasileirão.

