Com a moral elevada depois de ter derrotado o Palmeiras, o Cruzeiro pode repetir um feito no Campeonato Brasileiro após três anos no jogo contra o Vitória. As equipes de Thiago Carpini e Leonardo Jardim vão se enfrentar na quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada.
Antes do duelo na capital baiana, o Cruzeiro goleou o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, por 4 a 0, e venceu o Fortaleza, no Castelão, em Fortaleza, por 2 a 0. Em caso de triunfo sobre o Vitória, o time celeste atingirá uma marca que não é registrada desde maio de 2022.
+ Leia também: Desde 2010, Cruzeiro venceu 60% dos jogos contra o Vitória no Barradão
Na Série B de 2022, comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano, o Cruzeiro emplacou três vitórias seguidas como visitante. Entre os dias 30 de abril e 27 de maio, a Raposa venceu a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó, o Náutico, nos Aflitos, em Recife, e o Criciúma, no Heriberto Hülse, em Criciúma. Os jogos pela 5ª, 7ª e 9ª rodadas ficaram 2 a 0, 1 a 0 e 1 a 0, respectivamente.
Desde que retornou à elite do futebol nacional, o Cruzeiro ainda não conseguiu emendar uma sequência de três vitórias consecutivas fora de casa na Série A. Por mais de uma ocasião, o time somou dois resultados positivos seguidos na competição, mas não confirmou o terceiro triunfo longe de BH. O recorte inclui números apenas pelo Brasileirão.
Briga pela liderança
Agora, os comandados de Jardim terão uma boa chance de quebrar essa escrita, especialmente de olho na liderança do Brasileirão.
Para assumir o primeiro lugar, basta vencer o Vitória, que está na 16ª posição, com dez pontos. O Cruzeiro é o vice-líder, com 23 pontos e a um de distância para o Flamengo.

