publicidade

Campeão pelo Cruzeiro, Luxemburgo aponta fator determinante para ‘virada de chave’ com Jardim

Campeão da Tríplice Coroa pelo Cruzeiro, em 2003, Luxemburgo avaliou ótima campanha do time celeste no Campeonato Brasileiro de 2025

publicidade

Multicampeão pelo Cruzeiro na conquista da Tríplice Coroa, em 2003, o técnico Vanderlei Luxemburgo apontou, nessa segunda-feira (2), o fator determinante para a “virada de chave” do time na atual temporada. Sob o comando de Leonardo Jardim, a equipe celeste soma 11 jogos sem perder e ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Durante o programa Galvão e Amigos, da Band, Luxemburgo avaliou que o Cruzeiro ficou fortalecido no momento em que Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), deu respaldo a Jardim em meio à sequência de maus resultados no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana.

+ Leia também: De olho na liderança, Cruzeiro voltará ao palco em que confirmou título brasileiro de 2013

Ao dar a sua opinião, Luxemburgo relembrou os jogos em que o comandante português do Cruzeiro “barrou” os atacantes Gabigol e Dudu para mexer no time titular. Enquanto o centroavante seguiu no clube e tem sido importante nos jogos, o ponta deixou o Cruzeiro em uma negociação polêmica para se transferir ao Atlético-MG.

“As dificuldades que você passa a ter quando tem dirigente que resolve o problema, você se fortalece dentro do grupo. Quando deu problema com o Gabigol e com o Dudu, em que o clube privilegiou o treinador, a história mudou. Os jogadores sabem que o treinador está sendo respeitado pela diretoria. Quando o Cruzeiro entendeu que o treinador tinha que continuar, o ambiente mudou completamente”, iniciou.

“Para ganhar um campeonato, depende de comissão técnica e tem que ter um grande dirigente. O grande dirigente segura a onda quando você não pode segurar e pertence a ele. A cobrança existe naturalmente. Essa virada do Cruzeiro tem tudo a ver com o prestígio que eles deram ao treinador, mantendo o treinador”

Luxemburgo, sobre importância de Pedrinho ao bancar Jardim no Cruzeiro

Números de Leonardo Jardim

Em alta no Cruzeiro e com a confiança da diretoria e da torcida, Jardim já dirigiu a equipe em 22 partidas, com dez vitórias, seis empates e seis derrotas, um aproveitamento de 54,55%.

Campanha no Brasileirão

No Brasileirão, após a mudança de postura do elenco sob o comando de Jardim, o Cruzeiro ganhou consistência dentro e fora do campo e se consolidou como um forte candidato ao título. Após 11 rodadas, foram sete vitórias, dois empates e duas derrotas, incluindo triunfos sobre Flamengo e Palmeiras dentro do Mineirão, em Belo Horizonte.

Vale lembrar que, se vencer o Vitória no dia 12 (quinta-feira), às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, o Cruzeiro será líder da Série A durante a pausa para o Super Mundial de Clubes da Fifa. Isso porque Flamengo e Palmeiras tiveram os jogos da 12ª rodada adiados por causa da competição nos Estados Unidos.

O Flamengo lidera o Brasileirão, com 24 pontos, e só um a mais em relação ao Cruzeiro. O Bragantino, terceiro colocado, também tem 23 pontos, mas leva desvantagem em relação ao saldo de gols: a Raposa tem nove, enquanto o Massa Bruta tem seis. O Palmeiras fecha o G4, com 22 pontos.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Em qual canal vai passar Suzano x Sada Cruzeiro pela Superliga hoje (12)?

Confronto pela Superliga de Vôlei Masculino está marcado para as 21h30, na Arena Suzano, no interior de São Paulo; saiba onde assistir

Baptistella, cria do Cruzeiro, estreia com gol pelo Metalist, da Ucrânia; assista

Baptistella começou a partida entre os titulares e marcou um gol no fim da primeira etapa

Em qual canal vai passar Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileiro hoje (11)?

Duelo pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro está marcado para as 19h, no Maião, em Mirassol; saiba onde assistir

Ex-Cruzeiro, Eduardo tem bom início no Mirassol e deve ser titular em jogo do Brasileiro

Meio-campista, de 36 anos, reencontrará o Cruzeiro nesta quarta (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada da Série A