Depois de escalar o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) como auxiliar do VAR no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retirou o profissional de 53 anos da partida. As equipes se enfrentarão neste domingo (1º), às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Conforme apurado pela reportagem do Central da Toca, a diretoria do Cruzeiro reclamou na entidade a escolha por Marcelo de Lima. Isso porque, recentemente, ele prejudicou o clube celeste com um erro na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, na 2ª rodada, e foi afastado por 42 dias.
Na oportunidade, ele viu falta inexistente do zagueiro Jonathan Jesus, da Raposa, em Wesley, atacante do Inter. De Lima mostrou o cartão vermelho direto ao defensor celeste por interpretar que ele era o último homem da defesa. O lance não foi revisado pelo VAR, o que aumentou a revolta dos jogadores e do clube.
No dia seguinte ao jogo, a CBF reconheceu o erro de Marcelo de Lima Henrique e o afastou para um período de “instrução”.
O presidente da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro, Pedro Lourenço, recebeu um telefonema do então presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que se desculpou pelo episódio.
Desde então, Marcelo de Lima apitou apenas mais um jogo antes de encerrar sua carreira como árbitro de campo. Ele trabalhou na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Bragantino, em Bragança Paulista, pela 9ª rodada.
Marcelo de Lima Henrique seria assistente de VAR
Marcelo seria assistente do árbitro Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ) na cabine do VAR. Além dele, Diogo Carvalho Silva (RJ) estará presente para auxiliar.
Com a decisão da CBF em retirar Marcelo de Lima, Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) foi escalado para ser AVAR2.
Paulo Renato Moreira será o VAR
O último confronto celeste com o profissional de 35 anos na operação do VAR foi na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, também no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão do ano passado. Na ocasião, os atacantes Kaio Jorge e Gabriel Veron marcaram para os donos da casa.
Antes disso, Paulo Renato também trabalhou como árbitro de vídeo na derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada da Série A de 2024. Curiosamente, foi com Rodrigo José Pereira de Lima (PE), árbitro designado para Cruzeiro x Palmeiras, no comando do apito.
A partida ficou marcada pela expulsão do atacante Rafa Silva, que acertou uma cotovelada no adversário logo nos primeiros segundos de jogo. Paulo Renato identificou a agressão e avisou Rodrigo Pereira.
Escala completa de arbitragem
O restante da escala de arbitragem também foi definido. Os assistentes serão Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE).

