Mesmo já sem chances de classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro tenta ampliar sua soberania contra clubes argentinos na história. A equipe celeste enfrentar o Unión Santa Fe, nesta quarta-feira (28), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 6ª rodada do Grupo E do torneio internacional.
A Raposa espera ‘dar o troco’ no adversário, já que foi derrotada logo na estreia na Sula. Em 1º de abril, o Cruzeiro perdeu por 1 a 0, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé.
Esse resultado marcou o 110º confronto do Cruzeiro contra equipes argentinas, ampliando o retrospecto para 53 vitórias, 18 empates e 39 derrotas, com 149 gols marcados e 112 sofridos. O aproveitamento celeste é de 53,63%.
O Unión foi o 16º clube argentino a enfrentar o Cruzeiro em competições internacionais. Historicamente, o time mineiro leva vantagem sobre nove dos quinze adversários anteriores, incluindo River Plate, Independiente e Racing. Contra o Boca Juniors, o retrospecto é equilibrado, com sete vitórias para cada lado e quatro empates.
+ Leia também: Na contramão do Cruzeiro, Unión vive longo jejum de vitórias antes de jogo pela Sula
Apesar da eliminação precoce na atual edição da Sul-Americana, o Cruzeiro busca manter sua hegemonia diante dos argentinos no Mineirão. O confronto desta quarta-feira (28) representa uma oportunidade para encerrar sua participação na competição com uma vitória e reforçar seu histórico positivo.
É válido lembrar que o técnico Leonardo Jardim deve mandar a campo uma equipe toda reserva, já que está focado em dar descanso aos titulares para o embate de caráter decisivo contra o Palmeiras, no domingo (1º), às 19h30, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Vítimas argentinas do Cruzeiro
O Unión Santa Fe pode se tornar o 13º argentino a perder na história para o Cruzeiro. Os demais times da lista, mas já com a inclusão de amistosos, são: Independiente, River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Racing, Vélez Sarsfield, Argentinos Juniors, Belgrano, Rosario Central, Estudiantes, Huracán e Lanús.
Além do time de Santa Fé, somente três argentinos que já entraram em campo contra o Cruzeiro nunca saíram derrotados: Chacarita Juniors, Atlético Tucumán e San Martín.

