Titular na vitória do Cruzeiro por 2 a 0 diante do Fortaleza, no Castelão, Marquinhos segue com situação indefinida na Toca da Raposa.
Com a partida desse domingo (25), o atacante chegou ao 17º jogo pelo clube celeste. Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, se Marquinhos entrar em campo mais uma vez até a parada para o Super Mundial de Clubes da Fifa, o Cruzeiro será obrigado a exercer a cláusula de compra junto ao Arsenal, da Inglaterra. O limite acordado entre as partes foi de 18 jogos até a competição mundial.
Apesar do cenário, Marquinhos foi escalado como titular e teve boa atuação, recebendo elogios do técnico Leonardo Jardim.
“O Marquinhos é um jogador que eu gosto. Mas, infelizmente, não tenho tido tempo de avaliar completamente, mas é um jogador com uma postura extraordinária em termos de grupo e em termos de trabalho. Eu sabia que não tinha ainda gastado essa última bala (última partida de Marquinhos)”, avaliou Leonardo Jardim.
De acordo com o treinador, já estava definido internamente que ele poderia ser utilizado nessa reta final antes da parada para o Super Mundial. Diante da boa atuação contra o Fortaleza, Leonardo Jardim indicou que o atacante pode, sim, ser peça importante para o elenco no restante da temporada.
“Já tínhamos conversado que, com a saída de alguns jogadores (devido a lesões e/ou suspensões), haveria a possibilidade de ele começar jogando, e foi o que aconteceu. Eu já estava preparado. Ele jogou, jogou bem e fez o que eu pedi. Provou que pode ser um jogador importante para o futuro do clube”, completou o treinador.
Novas oportunidades
Vale destacar que, conforme apurou a reportagem, Cruzeiro e Arsenal também estipularam outra forma de ativação da cláusula de compra.
No segundo semestre da temporada, Marquinhos poderá novamente entrar em campo por um número limitado de partidas. Se superar essa quantidade de jogos, o atacante deverá ser comprado pela Raposa.
Último jogo de Marquinhos
Antes desse domingo (25), Marquinhos não era acionado pelo técnico Leonardo Jardim desde o dia 1º de maio. Na ocasião, o Cruzeiro goleou o Vila Nova, por 3 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Marquinhos foi titular e ficou em campo até o apito final. Depois disso, não foi utilizado em três jogos seguidos.
Marquinhos pelo Cruzeiro
Emprestado pelo Arsenal até o fim da temporada, Marquinhos tem 17 jogos pelo Cruzeiro em 2025 – sete como titular e dez como reserva. Nos outros 16 jogos, foram seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O ponta marcou um gol e deu uma assistência.

