O Cruzeiro publicou, na tarde deste domingo (25), detalhes inéditos da grande reforma na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Nos últimos meses, sob a gestão de Pedro Lourenço, o clube fez investimentos relevantes em diversas áreas do Centro de Treinamento (CT), como academia, refeitório, hotel e piscina para recuperação dos atletas.
Por meio do seu canal no YouTube, com apresentação detalhada feita pelo vice-presidente do clube, Pedro Junio, o Cruzeiro mostrou imagens dos novos espaços.
“Quando a gente adquiriu a SAF, em maio do ano passado, identificamos uma oportunidade muito grande de evolução no espaço de Performance e Saúde do clube. Era um prédio que estava em construção, abandonado, e vimos uma oportunidade grande de crescimento. Detectamos que, nessa área, o Cruzeiro estava um pouco atrás, um pouco deficitário”, iniciou.
“Fizemos um investimento muito assertivo, produtivo, integrado com todas as áreas de Performance e Saúde, para entregar para o Cruzeiro um dos melhores centros da América Latina”
Pedro Junio, vice-presidente do Cruzeiro, sobre reformas na Toca II
De acordo com o dirigente do Cruzeiro, a diretoria fez uma criteriosa avaliação para a reformulação da Toca da Raposa II. Entre dezembro e janeiro, foram reformados e mobiliados todos os quartos do CT, além da expansão do setores em que trabalham médicos, fisioterapeutas e fisiologistas.
“Investimos em tecnologia. A gente fez uma pesquisa grande de mercado, em investimentos de equipamentos. Conversamos com vários especialistas e chegamos a um projeto audacioso e feito em seis meses com muita dedicação dos profissionais que estão no Cruzeiro, com compra de equipamentos importados. Foi a junção de vários fatores para entregar isso para os atletas e comissão técnica, para ter um desenvolvimento melhor no dia a dia do clube”, destacou.
Segundo Pedro Junio, agora, o Cruzeiro tem uma estrutura compatível com a grandeza do clube e com uma rede facilitadora para o trabalho dos funcionários.
“Hoje, podemos dizer que o Cruzeiro tem uma estrutura de um dos maiores clubes da América Latina tanto em equipamentos quanto de pessoas, como na integração entre o espaço de Performance e Saúde do clube. A gente entende que entrega o que tem de melhor em estrutura e acomodações”, disse.
Novo refeitório
Sobre a reforma, o Cruzeiro ainda fará a inauguração do novo refeitório, um espaço destinado para a convivência dos atletas no CT. A estrutura ficará no segundo pavimento do mesmo prédio onde se encontra a academia e a nova área de Performance. O clube revelou que as obras, em estágio avançado, serão concluídas nos próximos meses.
“Estamos inaugurando um novo módulo, mas é o primeiro estágio. Temos a etapa número 2, que é o novo refeitório e espaço de convivência dos atletas, como também a nova área para a imprensa acompanhar os treinamentos, pensando também em oferecer um espaço mais confortável para o torcedor em visita à Toca. Portanto, estamos em evolução constante, melhorando em infraestrutura e tecnologia para que, consecutivamente, nossos atletas entreguem o melhor dentro de campo para a nossa torcida”, revelou Pedro Junio.
Mural com fotos dos ídolos
Na Toca II, também foi criado um mural com fotos de grandes ídolos do Cruzeiro e com as descrições dos principais títulos erguidos pelos ex-jogadores. O painel dá vista para o campo 4 do CT cruzeirense.
“Para que a gente estivesse aqui, passou muito pelos pés e mãos desses atletas que estão estampados nesse painel. São atletas importantes que ajudaram a construir o clube, levá-lo a este patamar e fazem parte da grandeza do Cruzeiro. Há vários outros que gostaríamos de homenagear, mas o espaço ficou curto. Certamente, sem a contribuição desses atletas, nós não chegaríamos até aqui”, exaltou o dirigente.

