Peça fundamental para a campanha histórica do Cruzeiro, a diretora de futebol feminino, Bárbara Fonseca, respondeu quais são os “segredos” para o time ter tamanho sucesso no Brasileirão. No topo da tabela, com 32 pontos e sete de vantagem para o vice-líder Corinthians, as Cabulosas seguem invictas. Ao todo, foram dez vitórias e dois empates em 12 rodadas na competição.
Depois do triunfo sobre o Palmeiras, em Barueri, na última quinta-feira (22), Bárbara rasgou elogios a Jonas Urias e ressaltou a importância do trabalho diário do treinador na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte.
“É clichê falar disso, mas não tem como não trazer o Jonas para essa conversa e dizer o quanto ele é importante, o quanto ele faz com que as atletas cresçam todos os dias técnica, física, emocionalmente. É um cara extraordinário”, iniciou, em entrevista ao perfil Donas FC.
Segundo Fonseca, o Cruzeiro tem trabalhado internamente para o desenvolvimento do futebol feminino há seis anos. Agora, o projeto vive o seu auge, especialmente após ter superado a maior crise institucional da história do clube.
“Tem todo um planejamento. Começou em 2019 com uma crise institucional. Sabíamos exatamente quais caminhos traçar, o que fazer a cada temporada, a cada dia de trabalho, para que a gente pudesse alcançar [os objetivos] e, de fato, consolidar o Cruzeiro Feminino no esporte nacional”
Bárbara Fonseca, sobre evolução das Cabulosas a cada temporada
Elenco do Cruzeiro
Em 2025, sob a gestão de Pedro Lourenço, o Cruzeiro aumentou o patamar dos seus investimentos no feminino. De olho na temporada, Bárbara Fonseca liderou o processo de contratação de 13 atletas. Algumas delas se tornaram símbolos da atual campanha, como a zagueira Isa Haas e a atacante Letícia Ferreira.
Durante a entrevista, a diretora também ressaltou a força do elenco e a maneira como as Cabulosas se comportam dentro e fora dos gramados.
“O elenco também. São atletas extraordinárias. Quando perdemos a Supercopa para o Corinthians, por 1 a 0, eu disse no vestiário que tinha certeza que algo muito extraordinário iríamos fazer este ano. A gente vê cada uma, o grupo unido, como elas jogam coletivamente, como está uma pela outra”, avaliou.
“A gente está muito feliz. Isso significa muito trabalho e muita humildade”, encerrou Bárbara.
Vaga garantida e liderança encaminhada
Antes mesmo de vencer o Palmeiras pela primeira vez na história do futebol feminino, o Cruzeiro já havia garantido, com quatro rodadas de antecedência, a sua vaga nas quartas do Brasileirão Feminino.
Agora, em caso de mais uma vitória, o time de Jonas Urias vai assegurar a primeira colocação na fase classificatória.
A primeira oportunidade para cumprir esse objetivo será diante do 3B da Amazônia, no dia 7 de junho (sábado), às 15h (de Brasília), na Arena Gregorão, em Contagem. O rival é o primeiro fora da zona de rebaixamento, na 14ª posição, com sete pontos e duas vitórias em 12 jogos.

