Sem perder há oito jogos, o Cruzeiro apresentou expressiva evolução no sistema defensivo sob o comando recente de Leonardo Jardim. Após ter sido vazado em quase todos os compromissos no início da temporada, especialmente no Campeonato Mineiro, o time celeste sofreu apenas três gols nos últimos 45 dias. A solidez da defesa fez com que o time acumulasse seis vitórias e dois empates.
Impactado positivamente pelas mudanças no setor, o Cruzeiro ganhou consistência na marcação na defesa e no meio-campo. Alguns dos motivos que ajudam a explicar esse bom momento são as entradas de Fagner, Lucas Villalba, Kaiki, Lucas Silva e Christian entre os titulares. O quinteto, principalmente, tem sido importantíssimo para a manutenção da maior sequência sem derrotas desde 2022.
+ Leia também: Invencibilidade do Cruzeiro é marcada por divisão do protagonismo de gols e assistências
Além do árduo trabalho dos zagueiros, laterais e meio-campistas, o Cruzeiro também conta com a ajuda do meia Matheus Pereira e dos atacantes Wanderson e Kaio Jorge na marcação. Com jogadores de maior mobilidade, Jardim tem conseguido não só rodar o elenco, mas manter um padrão defensivo dentro e fora de casa.
Outro detalhe que também chama a atenção no período é o crescimento do goleiro Cássio. Criticado e até vaiado em jogos no Estadual, o camisa 1 retomou a boa fase de 2024 e se tornou um dos símbolos da invencibilidade celeste nas últimas partidas.
Cruzeiro não foi vazado em 5 dos últimos 8 jogos
Com o time mais ajustado, o Cruzeiro não foi vazado pelos adversários em cinco dos últimos oito jogos. Nesse período sem derrotas, a Raposa sofreu um gol na Série A do Campeonato Brasileiro (Flamengo) e dois na Copa Sul-Americana (Mushuc Runa-EQU e Palestino-CHI). Mesmo assim, a equipe celeste venceu os cariocas e os chilenos e empatou com os equatorianos.
Série invicta em 2025
- Cruzeiro 1 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova-GO – Copa do Brasil
- Cruzeiro 2 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro
- Mushuc Runa-EQU 1 x 1 Cruzeiro – Copa Sul-Americana
- Sport 0 x 4 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro 2 x 1 Palestino-CHI – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG – Campeonato Brasileiro
- Vila Nova-GO 0 x 3 Cruzeiro – Copa do Brasil

