Embalado na temporada, o Cruzeiro está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil. Com autoridade, o time de Leonardo Jardim se impôs, criou muitas chances e goleou o Vila Nova na noite desta quinta-feira (22), por 3 a 0, no Serra Dourada, em Goiânia.
Os três gols foram marcados no segundo tempo: dois pelo meia Eduardo, utilizado como volante na partida, e o outro pelo zagueiro Jonathan Jesus, que saiu do banco para anotar o seu tento.
Vale lembrar que, no jogo de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro já havia derrotado o Vila Nova por 2 a 0, com golaços do atacante Kaio Jorge. Esse placar permitia que a equipe celeste perdesse por até um gol de diferença; no entanto, a Raposa aumentou a vantagem, fez 5 a 0 no agregado e eliminou o adversário na 3ª fase da Copa do Brasil.
A vitória na capital goiana ampliou a boa fase do Cruzeiro. Ao somar todas as competições, os comandados de Leonardo Jardim venceram seis jogos e empataram dois nos últimos oito compromissos.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (25), às 20h30 (de Brasília), o time celeste visitará o Fortaleza, no Castelão, em Fortaleza, pela 10ª rodada da competição.
Quais os destaques positivos?
Ativo na construção desde a saída de bola, o meia Matheus Pereira chamou a responsabilidade, criou jogadas e ainda foi perigoso para o Cruzeiro. No primeiro tempo, o camisa 10 quase marcou um golaço, mas viu o goleiro Halls salvar com a ponta dos dedos.
Outro que teve boa atuação em Goiânia foi o zagueiro Fabrício Bruno, com cortes precisos e muita experiência para solidificar a defesa cruzeirense. No alto, mais uma vez, o defensor foi soberano.
Além de ter marcado os gols decisivos, Eduardo demonstrou tranquilidade para atuar novamente como segundo volante. À vontade na posição, o camisa 21 foi importante na saída de bola e ajudou o time a agredir o Vila Nova em vários momentos da partida.
O jogo
Com chances claras para cada lado, o primeiro tempo foi muito equilibrado. Em busca do resultado, o Vila Nova chegou com perigo pelo chão e pelo alto, após cabeçada de Bernardo Schappo e finalização de Gabriel Poveda. Antes de descer para o intervalo, o Cruzeiro respondeu com ainda mais perigo em arremates de Kaiki, Kaio Jorge e Matheus Pereira, mas parou em ótimas intervenções do goleiro Halls.
Os números dos 45 minutos iniciais apontaram que o Cruzeiro teve mais posse de bola (56%), enquanto o Vila Nova teve mais finalizações: 12 a 7. A Raposa, por sua vez, acertou mais o alvo do adversário: 5 a 3.
Na etapa final, o Cruzeiro foi mais letal e conseguiu marcar os gols. Aos 10’, William recebeu passe pela direita e achou Gabi no meio da área, que girou para trás e tocou para Eduardo. Com liberdade, o meia do Cruzeiro bateu de chapa e, com direito a desvio, abriu o placar no Serra Dourada!
Já aos 29′, Matheus Pereira cruzou para a área, Bolasie escorou em direção à linha do pênalti e Eduardo, oportunista, marcou o segundo dele no jogo.
Aos 40′, em cobrança de escanteio de Matheus Pereira, Jonathan Jesus se desvencilhou da marcação do Vila Nova e, de cabeça, tirou qualquer chance de defesa do goleiro Halls. 3 a 0 para o Cruzeiro!
Vila Nova 0x3 Cruzeiro
Vila Nova
Halls; Elias, Tiago Pagnussat (Walisson Maia, no intervalo), Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Miticov e Dodô (Vinícius Paiva, aos 16’2ºT); Júnior Todinho (Gabriel Silva, aos 16’2ºT), Guilherme Parede (Diego Torres, aos 24’2ºT) e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.
Banco de reservas: Victor Hugo; Igor Inocêncio, Ralf, Vinícius Paiva, Higor, Bruno Mendes e Gustavo Pajé.
Cruzeiro
Cássio; William (Jonathan Jesus, aos 35’2ºT), Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Kauã Prates, aos 35’2ºT); Lucas Romero (Walace, aos 35’2ºT), Eduardo, Christian (Lucas Silva, aos 18’2ºT) e Matheus Pereira; Gabigol e Kaio Jorge (Yannick Bolasie, aos 18’2ºT).
Banco de reservas: Léo Aragão; Murilo Rhikman, Rodriguinho, Kaique Kenji, Marquinhos, Lautaro Díaz e Dinenno.
- Gol: Eduardo, aos 10’2ºT e aos 29’2ºT, e Jonathan Jesus, aos 40’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Tiago Pagnussat, aos 18’1ºT, Guilherme Parede, aos 26’1ºT, Elias, aos 19’2ºT, e Gabriel Poveda, aos 25’2ºT (Vila Nova); William, aos 26’1ºT, Matheus Pereira, aos 29’1ºT, e Eduardo, aos 10’2ºT (Cruzeiro)
- Motivo: jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil
- Data e horário: 22º de maio de 2025 (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
- Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
- Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Bruno Müller (SC)
- VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

