publicidade

Cruzeiro toma decisão sobre eleição da CBF ao lado de 19 clubes

Bloco decidiu que não participará do pleito marcado para o próximo domingo (25), na sede da entidade, no Rio de Janeiro

publicidade

Ao lado de um bloco com outros 19 clubes, o Cruzeiro tomou a decisão de não votar na eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O pleito está marcado para domingo (25), às 10h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e terá Samir Xaud, de 41 anos, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, como candidato único para substituir Ednaldo Rodrigues, afastado pela Justiça.

Entre os clubes que optaram por não votar como forma de protesto estão, além do Cruzeiro, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

Na nota assinada pelos 20 clubes, divulgada na noite dessa quarta-feira (21), eles destacam que não concordam com o processo eleitoral e cobram que o “futuro do futebol brasileiro” seja pautado por “democracia, transparência e representatividade”. No entanto, se colocam prontos para “conversar com a nova gestão”.

Entre as demandas dos clubes, está a mudança das regras para o processo eleitoral, alteração de regras de governança na entidade, profissionalização de árbitros e estabelecimento de fair play financeiro.

Afastamento de Ednaldo Rodrigues

Ednaldo foi afastado do cargo no último dia 15 após uma decisão da Justiça por suposta falsificação da assinatura de Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da CBF, em um documento que reforçava o poder do mandatário dentro da entidade.

O documento em questão, que foi homologado em fevereiro deste ano, teve papel importante no encerramento da ação que questionava o processo da eleição de Ednaldo. Dessa forma, a designação do presidente seria inválida.

Leia, na íntegra, a nota divulgada pelo bloco de 20 clubes

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

Siga o Central nas redes
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Torcedores do Cruzeiro relatam confusão, tiros de borracha e spray de pimenta após clássico na Arena

Cerca de 2.500 torcedores compareceram ao estádio no setor visitante para acompanhar o primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Mineiro