Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, revelou que a pasta de futebol está fazendo uma mudança importante internamente. O comandante português afirmou que um novo departamento de scout está sendo montado para mapear e analisar melhor jogadores no mercado que podem virar alvos da Raposa.
A declaração de Jardim foi dada na entrevista coletiva logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Palestino, do Chile, nessa quarta-feira (14), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Na ocasião, o treinador foi perguntado sobre os movimentos do time na próxima janela de transferências.
“A informação que tenho para dar é que hoje em dia é mais difícil trazer jogadores para o Cruzeiro. Não é o Cruzeiro que está apresentando algum projeto ao jogadores. Com certeza, na janela, os clubes vão fazer alguns acertos, tem que fazer. Mas isso não é uma preocupação que tenho muito grande neste momento”, iniciou.
“Vamos criar um departamento de scout que permite uma melhor análise dos jogadores com o perfil adequado para jogar no Cruzeiro. Estamos trabalhando na construção desse gabinete e de alguns nomes”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
O Cruzeiro terá pouco mais de 15 dias para estruturar o novo setor de mapeamento de mercado. Isso porque a janela de transferências será aberta no dia 2 de junho e fechada no dia 10 do mesmo mês.
Esse primeiro período para contratações foi criado para dar oportunidade de os clubes participantes do Super Mundial de Clubes da Fifa se reforçarem. A competição será disputada entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Durante essa janela, todos os times, mesmo os não participantes, poderão contratar e negociar atletas.
O último período de transferências da temporada terá início no dia 10 de julho. Já o fechamento da janela ocorrerá em 2 de setembro.
Mudança no departamento de scout
Em 8 de abril deste ano, Pedro Lourenço, dono da SAF do clube, revelou que Jardim havia pedido um novo profissional para compor o departamento de scout. À época, no entanto, o mandatário disse que estava avaliando a possibilidade.
“A gente está até para trazer uma outra pessoa para esse setor (análise de desempenho). É um setor que o Jardim está preocupado. Sugeriu da gente trazer um cara (analista) da América do Sul”
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro
Vale ressaltar que, quando chegou ao Cruzeiro, Leonardo Jardim trouxe três membros para a sua comissão técnica: o auxiliar António Vieira e os analistas José Barros e Diogo Dias. Todos eles já estavam com o português no Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.

