A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, na tarde desta quinta-feira (15), a escala completa da arbitragem para o próximo compromisso do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A equipe celeste enfrentará o Atlético-MG, neste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 9ª rodada do torneio.
Rafael Traci (SC) foi o escolhido pela entidade para comandar o VAR no Gigante da Pampulha. Essa será a primeira partida do árbitro trabalhando em jogo do Cruzeiro na temporada.
O último confronto celeste com o profissional de 43 anos na operação do VAR foi na goleada por 3 a 0 sobre o Corinthians, também no Mineirão, pela 15ª rodada do Brasileirão do ano passado.
Antes disso, Traci também trabalhou como árbitro de vídeo no empate com o Vasco, por 0 a 0, no São Januário, no Rio de Janeiro, pela 9ª rodada da Série A de 2024.
Nessa partida, houve um lance que gerou polêmica. Aos 35 minutos do segundo tempo, Pumita Rodríguez recebeu na entrada da área e chutou para o gol. No entanto, foi bloqueado por Marlon, que deu um carrinho. Ao cair no chão durante o movimento, o então lateral-esquerdo do Cruzeiro desviou a bola com o braço.
Traci avaliou o lance na cabine e não chamou o árbitro de campo, que na ocasião era Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS), no monitor para rever o que seria um possível pênalti para os donos da casa.
Já em 2023, Rafael foi VAR na derrota cruzeirense por 3 a 0 para o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela 21ª rodada, e no empate por 0 a 0 contra o Botafogo, no Mineirão, pela 18ª rodada.
Restante da escala do clássico
A CBF já tinha definido que o dono do apito será Flávio Rodrigues Souza (SP). Em 2025, ele apitou a vitória do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Bahia, no dia 17 de abril, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo foi disputado no Mineirão.
O restante da escala de arbitragem também foi definido. Os assistentes serão Neuza Inês Back (SC) e Daniel Luis Marques (SP).
Cruzeiro no Brasileirão
O Cruzeiro faz um início de campeonato muito forte, com 16 pontos conquistados de 24 possíveis. Até o momento, são cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
A Raposa está na 4ª posição, atrás apenas de Palmeiras (líder, com 19), Flamengo (2º, com 17) e Bragantino (3º, com 17). Já o Atlético-MG está no 7º lugar, com 12.

