Após a vitória contra o Palestino, nessa quarta-feira (14), pela Copa Sul-Americana, o técnico Leonardo Jardim justificou a ausência de Marquinhos pelo terceiro jogo seguido do Cruzeiro. Conforme antecipou o Central da Toca, a opção da comissão técnica não ter relacionado o atacante, de 22 anos, foi motivada, mais uma vez, por uma questão contratual.
Na coletiva pós-jogo, Jardim afirmou que, quando o jogador foi emprestado pelo Arsenal-ING ao Cruzeiro, existia uma cláusula obrigatória de número de jogos. Segundo sinalização do treinador português, Marquinhos estaria no limite desse índice e, por isso, ele não foi relacionado nos últimos compromissos.
“O Marquinhos é uma situação muito simples para nós. Vocês sabem que ele não é nosso jogador, é do Arsenal e está aqui por empréstimo. Teve uma obrigatoriedade de jogos. A maioria não foi realizada comigo, foi com treinadores antecedentes”, iniciou.
Conforme Jardim, o Cruzeiro já solicitou ao Arsenal-ING que Marquinhos possa entrar em campo mais vezes antes de o clube mineiro decidir se quer ficar com o atleta em definitivo.
“Eu e o clube pedimos ao Arsenal para conseguir que ele faça mais alguns jogos, para fazer uma melhor avaliação da qualidade dele para a nossa estrutura. Qualidade ele tem, com certeza, mas esperamos que o Arsenal abra essa porta para ele fazer mais alguns jogos. Ele é nosso jogador até 31 de junho. A depender da evolução, ele voltará”
Leonardo Jardim, sobre diálogo do Cruzeiro com o Arsenal por Marquinhos
Fim da linha?
A última partida em que Marquinhos ficou à disposição de Jardim foi em 4 de maio, na vitória contra o Flamengo, no Mineirão, em BH, pelo Brasileirão. Na ocasião, ele não foi utilizado.
Já a última vez em que o atacante entrou em campo pelo Cruzeiro foi no triunfo sobre o Vila Nova, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em 1º de maio, também no Gigante da Pampulha.
Emprestado pelo Arsenal-ING até o fim da temporada, Marquinhos disputou 16 jogos pelo Cruzeiro em 2025 – seis como titular e 10 saindo da reserva. Enquanto o atacante esteve em campo, foram seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O ponta marcou um gol e deu uma assistência.

