Sem chances de classificação às oitavas de final ou playoff da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro apenas cumprirá tabela contra o Palestino, do Chile, na 5ª rodada do Grupo E. As equipes se enfrentarão nesta quarta-feira (14), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Os grandes desempenhos do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro não foram repetidos no torneio internacional. A Raposa acumula três derrotas e um empate na chave e, por isso, é lanterna com um ponto. Já o Palestino está na segunda colocação, com nove.
Por já estar desclassificado, a tendência é de que o Cruzeiro leve poucos torcedores ao Gigante da Pampulha. A Minas Arena, gestora do estádio, informou que a previsão de público é de apenas 20 mil pessoas.
Quem pode jogar e desfalques do Cruzeiro
O Cruzeiro terá um time bem alternativo contra o Palestino. Logo após a confirmação da eliminação celeste na Sul-Americana, no empate por 1 a 1 contra o Mushuc Runa, no Equador, na semana passada, Leonardo Jardim afirmou que terminaria a competição dando chance aos jovens e jogadores com menos minutos em campo.
“A estratégia será sempre a mesma do que foi (contra o Mushuc Runa). Vamos colocar jovens, jogadores que têm menos ritmo e, com certeza, vamos utilizar um ou outro”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
O técnico voltou a repetir a ideia do Cruzeiro depois da goleada por 4 a 0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife-PE, nesse domingo (11), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o rodízio será aplicado nesta partida para preservar os titulares para o clássico diante do Atlético-MG, neste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pela 9ª rodada.
“Vamos jogar o próximo jogo da Sul-Americana, já estamos eliminados. Queremos, nestes últimos dois jogos na nossa casa, apresentar uma melhor imagem e dar continuidade a esse ciclo, que temos conseguido resultados positivos”, disse.
Dessa forma, é possível imaginar que tenha mudanças na equipe do gol ao ataque. O Cruzeiro pode ter uma formação totalmente reserva, mas com Gabigol como atração entre os titulares.
Quem poderia receber uma chance no confronto era Japa. O volante, por sua vez, apresentou um quadro de gastroenterite e não treinou nesta terça-feira (13), na Toca da Raposa II. Sendo assim, não deve ter condições de jogo.
+ Leia também: As opções de Leonardo Jardim para escalar o Cruzeiro contra o Palestino
Esta poderia ser a primeira oportunidade do meio-campista sob o comando de Leonardo Jardim. Ele estava entregue ao departamento médico devido a uma grave lesão na coxa e perdeu o início do trabalho do treinador.
Contra os chilenos, Jardim dará maior minutagem aos atletas que começaram as últimas partidas no banco de reservas, incluindo os jovens Kauã Prates, Murilo Rhikman e Kaique Kenji. O trio, inclusive, atuou no empate contra o Mushuc Runa.
Quem pode jogar e desfalques do Palestino
Já o Palestino terá praticamente força máxima para enfrentar o Cruzeiro. Além de tentar confirmar sua classificação à próxima fase da Sul-Americana, o time chileno busca a primeira colocação do grupo.
O único desfalque da equipe comandada pelo técnico Lucas Bovaglio é o meia Nicolás Meza, que rompeu o tendão de Aquiles no empate por 2 a 2 com o Audax Italiano, na última rodada do Campeonato Chileno.
Segundo o Palestino, o jogador passará por cirurgia nesta quinta-feira (15), em Santiago. Com o tempo de recuperação, Meza deve perder o restante da temporada.

