publicidade

Em ascensão, Jardim completa 15 jogos pelo Cruzeiro; relembre 6 momentos

Leonardo Jardim teve altos e baixos no Cruzeiro, mas segue em busca da estabilidade, principalmente no Brasileiro

publicidade

Apesar de passar por duas eliminações na temporada, Leonardo Jardim está em ascensão no Cruzeiro. O treinador português completou 15 jogos à frente do time celeste com o empate por 1 a 1 contra o Mushuc Runa, nessa quarta-feira (7), pela Copa Sul-Americana. Apesar de alguns altos e baixos, sua curta trajetória já é marcada por momentos decisivos.

No clube desde o início de fevereiro, Jardim tem retrospecto de cinco vitórias, quatro empates e seis derrotas (42,22% de aproveitamento). Foram 16 gols marcados e 14 sofridos nesse período.

O Central da Toca traz abaixo uma retrospectiva de seis momentos do comandante celeste.

Eliminação no Mineiro

Logo no início de sua gestão, Jardim enfrentou um revés ao ser eliminado pelo América na semifinal do Campeonato Mineiro. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o Cruzeiro perdeu nos pênaltis por 4 a 2 – o lateral-direito William e o lateral-esquerdo Marlon desperdiçaram as cobranças

O técnico não teve grande parcela de culpa na campanha do Cruzeiro, já que comandou o time em apenas três jogos. No primeiro dele, colocou os reservas para enfrentar o Democrata-GV, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Depois disso, teve dois empates contra o América, sendo o último o da eliminação.

Fernando Diniz e Wesley Carvalho, interino do clube, dirigiram a equipe nas rodadas iniciais.

A queda precoce no Mineiro deixou o Cruzeiro ‘sem calendário’ por mais de um mês. O treinador teve tempo para treinar o time e implementar suas ideias. No entanto, não colheu resultados rápidos, principalmente na Sul-Americana.

Bom início no Brasileiro

Apesar da decepção no estadual, o Cruzeiro começou bem o Campeonato Brasileiro sob o comando de Jardim. A equipe apresentou um futebol competitivo, conquistando vitórias importantes e demonstrando evolução tática.

O Cruzeiro é o único mandante do torneio que ainda está invicto nessa condição. A Raposa já venceu Mirassol (2 a 1), Bahia (3 a 0), Vasco (1 a 0) e Flamengo (2 a 1). Apenas o jogo contra o Cruz-maltino não foi no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida foi realizada no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Em contrapartida, o desempenho fora de casa ainda não é bom: duas derrotas e um empate.

Mesmo assim, o Cruzeiro é o 4º colocado na tabela do torneio, com 13 pontos. A distância para o líder Palmeiras é de apenas três.

Veto de Dudu

Jardim também precisou tomar medidas duras nesse tempo. A principal delas foi o veto de Dudu do jogo contra o Vasco. Na ocasião, o treinador optou por não relacionar o atacante depois de uma entrevista polêmica criticando as decisões do comandante português.

Dudu afirmou que não entendeu o motivo de ter sido sacado do time titular, pois vinha jogando bem. No entanto, Leonardo Jardim afirmou que os motivos pelo corte foram outros.

Dias depois, Dudu acertou sua rescisão de contrato com o clube celeste. A decisão refletiu a postura firme de Jardim na gestão do elenco.

Autonomia de Pedrinho

A relação entre Jardim e o dono da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, tem sido marcada por autonomia e confiança. O treinador tem liberdade para implementar sua filosofia de jogo e tomar decisões estratégicas, evidenciando uma gestão alinhada com a diretoria.

Tanto é que as próximas movimentações do Cruzeiro no mercado passarão pelo crivo do treinador. Jardim indicará jogadores e ajudará a diretoria a encontrar soluções para reforçar o elenco.

Vitória na Copa do Brasil

Ao contrário do Estadual e da Sul-Americana, Jardim começou a Copa do Brasil com o ‘pé direito’. O Cruzeiro venceu o Vila Nova-GO por 2 a 0, no Mineirão, pelo jogo de ida da 3ª fase.

O duelo teve mais uma boa atuação do conjunto celeste. O time se mostrou comprometido com o estilo de jogo implementado pelo treinador, brigando, pressionando no ataque e finalizando muitas vezes ao gol adversário.

A Raposa tentará confirmar a vaga nas oitavas de final no dia 22 de maio, quando visitará o Vila no Serra Dourada, em Goiânia, pela partida de volta.

Eliminação na Sul-Americana

Como já dito, o trabalho de Jardim passa por altos e baixos até encontrar uma estabilidade. A outra decepção do treinador foi com o resultado na Sul-Americana.

O Cruzeiro foi eliminado de forma antecipada ainda na fase de grupos do torneio internacional. O time celeste precisava vencer o Mushuc Runa para continuar com chances de classificação, mas ficou apenas no empate.

O time celeste somou apenas um ponto em quatro jogos no Grupo E e está na lanterna. O Mushuc lidera com 10 pontos, seguido pelo Palestino, com nove, e Unión Santa Fe, com três.

Agora, a equipe estrelada ainda terá que cumprir tabela nas duas rodadas finais. O Cruzeiro ainda enfrenta o Palestino e o Unión, ambos no Mineirão.

Siga o Central nas redes
Luiz Henrique Campos
Luiz Henrique Campos é repórter do Central da Toca. Realizou também a cobertura do Cruzeiro em Estado de Minas, Superesportes e No Ataque por quatro anos.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro tem um dos cinco piores aproveitamentos entre times da Série A em 2026

Com aproveitamento abaixo dos 50%, Cruzeiro amarga Z4 no Brasileirão e ainda não garantiu classificação no Estadual
00:00:44

Mirassol x Cruzeiro pelo Brasileirão: veja quem foi eleito o Craque Bulbe Energia

Time celeste voltou a jogar mal, mas buscou o empate em gol marcado por Kaio Jorge no final da partida

Tite comenta nova função de dupla no Cruzeiro: ‘Produz melhor’

Treinador destacou melhor rendimento da de jogadores na vitória sobre o América-MG, no Mineirão

Torcedores do Cruzeiro relatam confusão, tiros de borracha e spray de pimenta após clássico na Arena

Cerca de 2.500 torcedores compareceram ao estádio no setor visitante para acompanhar o primeiro clássico da temporada pelo Campeonato Mineiro