O Cruzeiro precisa de uma campanha perfeita no returno para manter vivo o sonho de classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Além disso, tem que torcer por um tropeço de um adversário direto na tabela do Grupo E do torneio. O Central da Toca traz abaixo os cálculos da Raposa.
A equipe mineira está na lanterna da chave, com nenhum ponto somado. A campanha vexatória, de três derrotas consecutivas, complicou a vida celeste.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem probabilidade de 0,26% de terminar a fase de grupos na liderança.
O cálculo é impactado diretamente pelos demais confrontos diretos, considerando que o Mushuc Runa lidera, com nove pontos, enquanto o Palestino está na segunda colocação, com seis, e Unión, em terceiro, com três.
Vale lembrar que apenas os primeiros colocados de cada chave vão às oitavas da Sul-Americana diretamente. Os segundos disputarão um playoff contra equipes que ficaram em terceiro na fase de grupos da Copa Libertadores.
Outras possibilidades para o Cruzeiro
De acordo com os cálculos da UFMG, o Cruzeiro ainda tem 4,66% de chances de ser vice-líder no seu grupo, o que levaria o time celeste para o playoff – confronto contra um dos terceiros colocados eliminados da Libertadores.
Somados os números de ser primeiro ou segundo em seu grupo, o Cruzeiro tem 4,92% de chances totais de se manter vivo na Sul-Americana em 2025.
Do que o Cruzeiro precisa para classificar?
Para terminar a fase classificatória na liderança, o Cruzeiro tem que vencer todos os seus embates e torcer por três derrotas do Mushuc Runa. (Veja abaixo os jogos do Mushuc Runa).
- Mushuc Runa x Cruzeiro – no Estádio Olímpico de Riobamba (EQU)
- Unión Santa Fe x Mushuc Runa – no Estádio 15 de Abril (ARG)
- Palestino x Mushuc Runa – no Estádio Nacional do Chile (CHI)
Além dos reveses da equipe equatoriana, a Raposa tem que ‘secar’ o Palestino. Os chilenos só poderiam vencer um jogo, sendo esse diante do Mushuc Runa, já que o cálculo passa pela derrota dos equatorianos. (Veja abaixo os jogos do Palestino).
- Unión Santa Fe x Palestino – no Estádio 15 de Abril (ARG)
- Cruzeiro x Palestino – no Mineirão (BH)
- Palestino x Mushuc Runa – no Estádio Nacional do Chile (CHI)
O Unión também tem papel fundamental para ajudar o Cruzeiro a se classificar sendo o líder da chave. Os argentinos teriam que bater os outros dois concorrentes diretos da Raposa, além de ter menos saldo de gols que os mineiros. (Veja abaixo os jogos do Unión).
- Uníon Santa Fe x x Palestino – no Estádio 15 de Abril (ARG)
- Unión Santa Fe x Mushuc Runa – no Estádio 15 de Abril (ARG)
- Cruzeiro x Unión Santa Fe – no Mineirão (BH)
Como apontado pela UFMG, a probabilidade dessas combinações acontecerem é bem improvável – tanto que a chance é de 0,26%. Caso isso acontecesse, a liderança seria definida pelos critérios de desempate, já que todos estariam empatados com nove pontos.
Cálculo para o playoff
O cálculo necessário para se chegar à repescagem é um pouco menos complicado. No entanto, ainda é preciso que o Cruzeiro vença todos os seus três jogos. O ponto chave para que os celestes continuem sonhando é o fracasso do Palestino.
O time chileno é o principal concorrente do Cruzeiro pela vice-liderança. O Palestino pode somar apenas mais três pontos para não eliminar todas as chances da Raposa. Caso consiga mais do que isso, o rival celeste passaria a ser o Mushuc Runa.
Os equatorianos teriam que perder aos três jogos e ter menos saldo do que o Cruzeiro.
O Uníon também teria chance de classificação caso triunfasse mais duas vezes, sendo contra Palestino e Mushuc. Sendo assim, o Cruzeiro teria que fazer mais saldo do que o time argentino.

