Integrado recentemente ao elenco principal do Cruzeiro, o jovem zagueiro Janderson, de 19 anos, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo no treino dessa segunda-feira (5), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Nos próximos dias, o jogador, que sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco, passará por cirurgia no Hospital Orizonti, em BH. Com isso, o defensor deve ficar afastado dos gramados de seis a nove meses.
Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, Janderson seria um dos relacionados pelo técnico Leonardo Jardim para o duelo com o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador, pela Copa Sul-Americana. No entanto, por causa da lesão, o atleta ficou na capital mineira para dar início ao tratamento. A partida será nesta quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), pela 4ª rodada do Grupo E.
Conforme apurou a reportagem, Janderson sofreu a lesão sozinho, em um momento de troca de direção durante o treino. Ainda na tarde dessa segunda (5), o zagueiro passou por uma ressonância magnética. O exame de imagem confirmou as rupturas no joelho esquerdo do atleta.
Nesta temporada, Janderson entrou em campo 14 vezes, sendo 13 jogos pelo time sub-20 do Cruzeiro e um pela equipe principal, quando estreou no profissional.
Estreia no profissional
No dia 27 de abril, Janderson foi acionado por Jardim nos acréscimos do segundo tempo, na vitória do Cruzeiro contra o Vasco, por 1 a 0, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. As equipes se enfrentaram pela 6ª rodada do Brasileirão.

Quem é Janderson?
Janderson chegou ao Cruzeiro no ano passado. No primeiro ano na Toca I, em BH, o zagueiro fez 38 apresentações e marcou quatro gols.
Já em 2025, Janderson foi um dos destaques do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha). Ao todo, foram sete jogos na competição de base, com um tento anotado.
As boas atuações nas categorias de base chamaram a atenção de Jardim, que integrou o jogador ao elenco profissional e passou a contar com ele como quinta opção na zaga. Atualmente, o Cruzeiro tem Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Mateo Gamarra.
O Cruzeiro exerceu a opção de compra dos direitos econômicos do atleta em fevereiro. Ele estava emprestado à Raposa pelo Fluminense-PI, mas foi adquirido em definitivo.
Conforme apuração do Central da Toca, o Cruzeiro pagou R$ 300 mil por 70% dos direitos econômicos. O clube piauiense permaneceu com outros 30%.
O novo vínculo de Janderson com o Cruzeiro foi firmado até 1º de fevereiro de 2028.

