Dudu não será opção do Cruzeiro para o duelo contra o Vila Nova-GO, nesta quinta-feira (1º), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil. Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o atacante segue fora dos planos do técnico Leonardo Jardim em meio às conversas com a diretoria para a definição do futuro.
Uma reunião na Toca da Raposa II, na manhã desta quarta-feira (30), definiu que o camisa 7 voltaria a treinar com o restante do grupo de jogadores. Participaram do primeiro encontro entre o estafe do atleta e a diretoria, Alexandre Mattos (CEO do Cruzeiro), Pedro Junio (vice-presidente) e André Cury (empresário de Dudu).
Contudo, a volta de Dudu às atividades não significa que o atacante seguirá no Cruzeiro. Essa decisão ainda não foi tomada e passará pelo crivo de Jardim.
Com respaldo absoluto de Pedro Lourenço, presidente da SAF celeste, o português é, hoje, o principal responsável por deliberar os temas do departamento de futebol da Raposa.
Ainda de acordo com a apuração da reportagem, o estafe do jogador e a diretoria celeste ainda farão outras reuniões para encontrar a melhor solução para a resolução do impasse.
Dudu treinou?
O Cruzeiro não deu detalhes de como foi o treino de Dudu nesta quarta-feira, apenas informou que o atleta foi a campo com os demais companheiros. Também não foi divulgado nenhum imagem do jogador na galeria de fotos da atividade.
‘Caso Dudu’
O atacante celeste foi ‘barrado’ do jogo contra o Vasco por opção de Leonardo Jardim. Conforme apurou a reportagem, o treinador não gostou do que disse o camisa 7 em entrevista após a derrota por 2 a 1 para o Palestino, em Coquimbo, no Chile, pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana.
Depois do jogo no Chile, na zona mista do estádio Francisco Rumoroso, Dudu afirmou não ter entendido por que ficou fora dos titulares nas três partidas anteriores do Cruzeiro, contra São Paulo, Bahia e Bragantino, todas pelo Brasileirão.
“Não me sinto bem. É ruim quando a gente é titular praticamente a vida inteira e, depois, começa a ser reserva. Eu estava em uma sequência boa. Não sei porquê o treinador optou”, disse.
“A gente respeita, mas não sei por que optou por me tirar do time. É continuar trabalhando, treinando para voltar. Se não voltar também, é torcer para os nossos jogadores entrarem e fazer bons jogos”, complementou.
Após a vitória sobre o Vasco, Jardim disse que a entrevista não foi o único motivo pelo qual Dudu foi cortado da partida em Uberlândia, pelo Campeonato Brasileiro.
“Em relação a este tema, antes do jogo eu fechei o assunto. Disse que a suspensão não era em função da entrevista. O motivo da suspensão é um motivo interno, que todos os envolvidos estavam a par da situação: direção, jogador e comissão técnica”, explicou Jardim em entrevista coletiva após a partida.
Dudu no Cruzeiro
Nesta temporada, Dudu começou como titular sob o comando de Fernando Diniz e, apesar da eliminação na semifinal, foi um dos destaques do Cruzeiro no Campeonato Mineiro.
Já com a chegada de Leonardo Jardim, embora tenha sido titular no começo da passagem do português pela Toca da Raposa II, Dudu perdeu espaço e virou reserva, assim como Gabigol. No entanto, com declarações polêmicas dentro e fora do vestiário, o camisa 7 foi barrado pelo técnico e até mesmo liberado dos treinos.
Ao todo, com números somados das duas passagens (2009 a 2011 e 2025), Dudu balançou as redes quatro vezes e deu duas assistências em 42 jogos. Em 2025, Dudu marcou dois gols em 17 partidas pelo Cruzeiro.

