publicidade

Sada Cruzeiro x Campinas: primeira final de Superliga teve show de Leal em Brasília

Sada Cruzeiro tentará nono título da Superliga em decisão contra Campinas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo; final será em 4 de maio, às 10h

publicidade

Mais de nove anos depois, Sada Cruzeiro e Campinas vão se enfrentar em uma final de Superliga Masculina. No dia 4 de maio (domingo), às 10h (de Brasília), as equipes de Filipe Ferraz e Horacio Dileo ficarão frente a frente no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Em 10 de abril de 2016, com show do ponteiro Yoandy Leal, o Sada Cruzeiro faturou o seu tetracampeonato da Superliga diante do Campinas. Com direito a 22 pontos do cubano-brasileiro, o time celeste ergueu o troféu no Nilson Nelson, em Brasília, ao vencer a decisão, de virada, por 3 sets a 1. As parciais foram 23/25, 25/23, 25/15 e 30/28.

Além da conquista, sob o comando do argentino Marcelo Mendez, o Sada Cruzeiro consagrou uma feito quase inédito e extremamente raro na disputa do voleibol mundial. Na temporada 2015/1016, com o desfecho feliz na capital federal, o time celeste foi campeão da Sêxtupla Coroa: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Supercopa, Sul-Americano, Mundial de Clubes e Superliga.

Desde aquele título sobre Campinas, que tinha Filipe Ferraz como ponteiro em quadra, o Sada Cruzeiro subiu ao lugar mais alto do pódio em mais quatro ocasiões: 2017/18, 2021/22 e 2022/23. Com oito títulos e ao lado do Minas, a Raposa é a maior campeã da história da Superliga.

A equipe campineira, por sua vez, “bateu na trave” justamente na última edição, quando foi derrotada pelo Sesi Bauru na final. O Campinas, inclusive, busca um título inédito.

Formações na decisão

Sada Cruzeiro

William, Wallace, Éder, Isac, Filipe, Leal e Serginho. Técnico: Marcelo Mendez.

Banco de reservas: Alan; Éder Levi, Vanderson, Pedrão, Cachopa, Winters.

Campinas

Demián González, Wallace, Maurício Souza, Luizinho, Lucas Lóh, Olteanu e Thiago Brendle. Técnico: Alexandre Stanzioni.

Banco de reservas: Pará; Jotinha, Vini, Baiano, Ygor Ceará, Michael e Piá.

Seleção Superliga 2015/2016

  • Levantador: William Arjona (Sada Cruzeiro)
  • Centrais: Isac (Sada Cruzeiro) e Maurício Souza (Campinas)
  • Ponteiros: Lucarelli (Taubaté) e Leal (Sada Cruzeiro)
  • Oposto: Wallace (Sada Cruzeiro)
  • Líbero: Serginho (Sesi)
  • Técnico: Marcelo Mendez (Sada Cruzeiro)
  • Revelação: Douglas Souza (Sesi)
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Em qual canal vai passar Suzano x Sada Cruzeiro pela Superliga hoje (12)?

Confronto pela Superliga de Vôlei Masculino está marcado para as 21h30, na Arena Suzano, no interior de São Paulo; saiba onde assistir

Sada Cruzeiro vence o Goiás no Riachão e segue na liderança da Superliga

Equipe celeste venceu por 3 sets a 0 no Ginásio Poliesportivo do Riacho e manteve a ponta da Superliga Masculina de Vôlei

Em qual canal vai passar Sada Cruzeiro x Goiás pela Superliga hoje (7)?

Confronto pela Superliga de Vôlei Masculino está marcado para as 18h30, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; saiba onde assistir

Sada Cruzeiro contrata ponteiro argentino e inicia mudanças no elenco

Manuel Armoa, de 23 anos, tem passagens pelo voleibol polonês e pela Seleção Argentina