Abril foi um mês de altos e baixos para o Cruzeiro, mas terminou com uma boa notícia: o time celeste está de volta ao G4 do Campeonato Brasileiro. Com exceção da primeira rodada, quando a tabela ainda estava embolada, o Cruzeiro não figurava entre os quatro primeiros colocados de forma tão contundente desde a 20ª rodada de 2024, quando somava 36 pontos.
Neste mês, foram oito jogos disputados, com duas vitórias, cinco derrotas e um empate. Apesar do baixo aproveitamento (29%), abril mostrou um time em busca de construção, identidade e formação.
Mudança de postura
O mês começou com três derrotas consecutivas: para o Unión-ARG e o Mushuc Runa-EQU, pela Copa Sul-Americana, e diante do Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. A partir daí, o técnico Leonardo Jardim promoveu mudanças no elenco, colocando nomes importantes como Gabigol e Dudu no banco de reservas e adotando um esquema mais combativo no meio-campo, além de dar sequência a Kaio Jorge, artilheiro do time no Brasileiro.
Nesse período, os jogadores também se reuniram com Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, e prometeram mais comprometimento em campo.
As respostas começaram a aparecer. No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro mostrou evolução, com uma equipe mais organizada e competitiva. Na Copa Sul-Americana, entretanto, os resultados não acompanharam a melhora: mesmo com time alternativo e poupando titulares, a equipe voltou a ser derrotada, desta vez pelo Palestino-CHI, e viu suas chances de classificação diminuírem drasticamente.
Já no Brasileirão, o time manteve a formação combativa, venceu o Vasco nesse domingo (26) e garantiu a volta ao G4. A vitória no Parque do Sabiá consolidou o Cruzeiro como o melhor mandante da competição até agora, com três vitórias em três jogos em casa.
Maio vem aí
O mês de maio promete ser ainda mais desafiador para o Cruzeiro. Serão dez jogos no calendário, incluindo a estreia na Copa do Brasil, competição na qual o clube é recordista de títulos.
A maratona começa nesta quinta-feira (1), quando a Raposa enfrenta o Vila Nova-GO, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Mineirão. Além dos confrontos pela competição de mata-mata, o Cruzeiro terá cinco jogos pelo Brasileiro (três em casa e dois fora) e três pela Copa Sul-Americana (dois em casa e um fora)
Maio também reserva um clássico: no dia 18 (domingo), o time celeste encara o Atlético-MG pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Gigante da Pampulha.
Jogos do Cruzeiro em abril
- Union-ARG 1 x 0 Cruzeiro – Copa Sul-Americana
- Internacional 3 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro 1 x 2 Mushuc Runa-EQU – Copa Sul-Americana
- São Paulo 1 x 1 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro 3 x 0 Bahia – Campeonato Brasileiro
- Red Bull Bragantino 1 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
- Palestino-CHI 2 x 1 Cruzeiro – Copa Sul-Americana
- Cruzeiro 1 x 0 Vasco – Campeonato Brasileiro

