Acostumado a escrever páginas heroicas e imortais no Brasil e em todo o continente, o Cruzeiro pode ser eliminado na fase de grupos de torneios internacionais pela terceira vez em sua história. Com três vexames nos três primeiros jogos da Copa Sul-Americana, o time celeste praticamente não tem mais chances de se classificar na competição.
Após as derrotas para Unión Santa Fe, na Argentina, para o Mushuc Runa, no Mineirão, em Belo Horizonte, e para o Palestino, no Chile, o Cruzeiro precisa de uma arrancada na Sul-Americana se não quiser evitar mais um capítulo de desonra. Isso porque os equatorianos lideram a chave, com três vitórias e respectivos nove pontos.
+ Leia também: Cruzeiro tem 11 jogos até abertura da janela de transferências; veja lista
Vale lembrar que apenas o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente às oitavas de final da Sul-Americana. Os segundos das chaves disputarão um playoff contra equipes que ficaram em terceiro nos grupos da Copa Libertadores. Os demais são automaticamente eliminados.
Com a pontuação do Mushuc Runa, o Cruzeiro precisa vencer os três compromissos restantes e ainda “secar” o time de Ambato. Donos da melhor campanha da fase de grupos do torneio, os equatorianos não podem mais sequer empatar. Esse ponto somado pelo Mushuc Runa tiraria qualquer chance de o Cruzeiro buscar o primeiro lugar.
Fim da escrita no Brasil
Multicampeão continental, o Cruzeiro é o único clube brasileiro que jamais caiu na fase de grupos da Sul-Americana ou da Libertadores.
Na história, as únicas vezes em que o time celeste foi eliminado na fase de grupos de torneios internacionais foi na Supercopa de 1997 e na Copa Mercosul de 2001, quando Corinthians e Independiente-ARG avançaram no Grupo 3. O Cruzeiro ficou na terceira posição, com oito pontos.
Em 2025, diante do cenário das três partidas, tudo indica que esse número também será quebrado de forma negativa pelo elenco celeste.

