publicidade

Com vexames, Cruzeiro pode cair na fase de grupos de torneios continentais pela 3ª vez

Cruzeiro jamais foi eliminado na fase de grupos de Libertadores e Sul-Americana

publicidade

Acostumado a escrever páginas heroicas e imortais no Brasil e em todo o continente, o Cruzeiro pode ser eliminado na fase de grupos de torneios internacionais pela terceira vez em sua história. Com três vexames nos três primeiros jogos da Copa Sul-Americana, o time celeste praticamente não tem mais chances de se classificar na competição.

Após as derrotas para Unión Santa Fe, na Argentina, para o Mushuc Runa, no Mineirão, em Belo Horizonte, e para o Palestino, no Chile, o Cruzeiro precisa de uma arrancada na Sul-Americana se não quiser evitar mais um capítulo de desonra. Isso porque os equatorianos lideram a chave, com três vitórias e respectivos nove pontos.

+ Leia também: Cruzeiro tem 11 jogos até abertura da janela de transferências; veja lista

Vale lembrar que apenas o primeiro colocado de cada grupo avança diretamente às oitavas de final da Sul-Americana. Os segundos das chaves disputarão um playoff contra equipes que ficaram em terceiro nos grupos da Copa Libertadores. Os demais são automaticamente eliminados.

Com a pontuação do Mushuc Runa, o Cruzeiro precisa vencer os três compromissos restantes e ainda “secar” o time de Ambato. Donos da melhor campanha da fase de grupos do torneio, os equatorianos não podem mais sequer empatar. Esse ponto somado pelo Mushuc Runa tiraria qualquer chance de o Cruzeiro buscar o primeiro lugar.

Fim da escrita no Brasil

Multicampeão continental, o Cruzeiro é o único clube brasileiro que jamais caiu na fase de grupos da Sul-Americana ou da Libertadores.

Na história, as únicas vezes em que o time celeste foi eliminado na fase de grupos de torneios internacionais foi na Supercopa de 1997 e na Copa Mercosul de 2001, quando Corinthians e Independiente-ARG avançaram no Grupo 3. O Cruzeiro ficou na terceira posição, com oito pontos.

Em 2025, diante do cenário das três partidas, tudo indica que esse número também será quebrado de forma negativa pelo elenco celeste.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste