O repórter Samuel Venâncio analisou, na madrugada desta sexta-feira (25), o vexame do Cruzeiro na Copa Sul-Americana após a derrota por 2 a 1 para o Palestino, no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, no Chile, pela 3ª rodada do Grupo E.
O resultado ruim fora de casa praticamente eliminou as chances de classificação da Raposa como líder da chave. O time celeste acumula outras duas derrotas – para Unión Santa Fe (1 a 0), na Argentina, e Mushuc Runa, do Equador (2 a 1), no Mineirão – e não somou nenhum ponto.
De acordo com Samuel, será preciso de uma mudança de rota no departamento de futebol e no time o quanto antes para tentar evitar novos vexames no Cruzeiro. Depois da derrota para o Mushuc Runa, a resposta foi a saída do lateral-esquerdo Marlon.
“O Cruzeiro está perto do maior vexame internacional de sua história. Uma história gigantesca, nunca havia sido eliminado em uma fase de grupos de uma competição da Conmebol, e essa turma toda está perto de protagonizar isso. Mancha negativa na história da instituição. O Cruzeiro precisa recomeçar a rota”, iniciou.
“Eu vou repetir o que eu entendo como recomeçar a rota. Se o Pedro (Lourenço) não trocar o departamento de futebol, ele até os últimos dias ainda mantinha uma confiança no Alexandre Mattos como CEO do Cruzeiro, esse vexame tem que significar algo a mais no Cruzeiro”
Samuel Venâncio
Na sequência, Samuel Venâncio também cobrou mais empenho dos atletas. O jornalista entende que alguns jogadores acham que estão fazendo favor de jogar no Cruzeiro.
“Peças precisam ser mudadas no departamento de futebol e no time. Tem jogador que continua achando que está fazendo esforço de estar no Cruzeiro. Se preciso for, afasta e rescinde o contrato. Identifica isso internamente. O problema do Cruzeiro parece ser muito mais grave do que a gente pensa e não está no Leonardo Jardim”, acrescentou.
+ Leia também: ‘Nos sentimos envergonhados’, diz Jardim sobre campanha do Cruzeiro na Sul-Americana
Samuel também lembrou que após a derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada do Grupo E, a diretoria deu uma resposta imediata. Marlon, que foi titular nesse jogo, foi emprestado ao Grêmio até o fim do ano.
“É corrigir rota. Depois (da derrota) do Mushuc Runa, teve a saída do Marlon. Acho que está precisando sair mais gente, inclusive o departamento de futebol, que é comandado pelo Alexandre Mattos, tem falhas e mais falhas. A gente não sai do lugar. Tem que acontecer mudança profunda com uma eliminação vexatória dessa”, concluiu.
Tabela do Grupo E da Sul-Americana
- 1º) Mushuc Runa-EQU – 9 pontos (três vitórias) e +5 gols de saldo
- 2º) Palestino-CHI – 6 pontos (duas vitórias e uma derrota) e +2 gols de saldo
- 3º) Unión Santa Fe-ARG – 3 pontos (uma vitória e duas derrotas) e -4 gols de saldo
- 4º) Cruzeiro – 0 ponto (três derrotas) e -3 gols de saldo

